fbpx
Educação

Sesc abre inscrições para EJA Ensino Médio Semipresencial

Dar oportunidade a jovens e adultos de cursar o Ensino Médio a distância gratuitamente e, ao mesmo tempo, obter uma qualificação profissional. Esse é o objetivo do projeto de EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos) que está presente em 13 estados do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de julho exclusivamente pelo site www.sesc.com.br/ead. O início das aulas está previsto para o mês de agosto.

O curso é destinado a quem deseja concluir o Ensino Médio, tem 18 anos ou mais, concluiu o Ensino Fundamental e tem renda familiar de até três salários mínimos.

O Sesc EAD EJA oferece como qualificação profissional o curso de Produção Cultural. Os estudantes inscritos no EAD-EJA terão acesso a atividades presenciais e on-line de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados participantes.

“Este novo projeto do Sesc visa contribuir com a redução da evasão escolar no Brasil. Acreditamos que compatibilizar o uso de uma plataforma de educação a distância, alinhada a momentos presenciais, dará mais flexibilidade a esse jovem e será um estímulo para que ele conclua o Ensino Médio. Somado a isso, o aluno vai sair com uma qualificação profissional. A nossa proposta é garantir a formação e ajudar a prepará-lo para os desafios da vida e o mundo do trabalho”, explica a gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Cynthia Rodrigues.

Novo Ensino Médio

O Sesc EAD-EJA atende às orientações do Novo Ensino Médio que contempla a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com itinerários formativos focando nas áreas de conhecimento e na formação profissional. Além disso, o curso foi pensado de forma a ter uma linguagem com a qual o jovem se identifique. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações e maior interação dos participantes.

“Optamos por um nível de ludicidade alta, com o uso de estratégias e de recursos mais elaborados – tanto pedagogicamente quanto em termos de produção multimídia”, esclarece Cynthia. Nesse contexto, podem ser empregados a simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias compatíveis com os objetivos do curso.

Flexibilidade

Outro ponto de destaque é a flexibilidade proporcionada pela educação a distância, que se mostra uma vantagem para a adesão dos alunos. “Muitos jovens têm dificuldade em conciliar a frequência escolar com a necessidade de trabalho e outras atividades diárias. O ensino remoto confere mais flexibilidade com a rotina do estudo, impactando positivamente na continuidade da formação. Estamos animados em transformar a educação para eles de forma permanente”, declara a gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc.

Parceria

O projeto é realizado em parceria com o Sesc Senac Rio Grande do Sul, responsável pela plataforma de realização do curso. As aulas serão 75% em formato virtual e 25% presencial nos polos do Sesc Paraná, com atividades que proporcionem o intercâmbio com ações de outras áreas.

Duração

O curso será desenvolvido em três semestres, com carga horária total de 1.200 horas.

No Paraná

O Sesc EAD-EJA está disponível em todo Paraná. Os encontros presenciais serão realizados uma vez por semana nas cidades de Curitiba (Sesc da Esquina) e Londrina (Londrina Centro).

Serviço
EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos)
Inscrições até 4 de julho pelo site www.sesc.com.br/ead
Aulas semipresenciais (75% em formato virtual e 25% presencial nos polos do Sesc Paraná):
Curitiba | Sesc da Esquina (Rua Visconde do Rio Branco, 969 – Mercês, Curitiba)
Londrina | Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264 – Centro, Londrina)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo