fbpx
Destaque

Sesc PR divulga programação da Semana Literária e Feira do Livro em Curitiba

A 41ª Semana Literária Sesc PR e 20ª Feira do Livro Editora UFPR – um dos maiores e mais tradicionais eventos literários do Paraná – retoma neste ano sua programação em formato presencial. De 12 a 17 de setembro, 26 cidades paranaenses vão celebrar a literatura de maneira simultânea.

Em Curitiba, o evento ocorre na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná, onde uma grande estrutura será montada para receber visitantes, convidados, editoras, livrarias e músicos em uma programação totalmente gratuita.

A Unidade Sesc Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques, receberá algumas palestras e mesas-redondas ao longo do evento.

Assim como o Rio Paraná que nomeia nosso estado – percorre seu território, tecendo a trama e desenhando o seu curso –, esta edição do evento abordará a temática “Territórios Imaginários: vozes em trânsito”, com uma proposta de promover leituras, diálogos, discussões e reflexões sobre os espaços habitados, territórios geográficos e simbólicos, pertencimento, imigração, ancestralidade e territorialidade.

 

Convidados

O Sesc PR convidou inúmeros autores, escritores, jornalistas, pensadores, artistas e professores para participarem de debates, mesas-redondas, exposições, lançamentos de livros, palestras, sessão de autógrafos, oficinas e apresentações artísticas.

Entre os convidados que participarão do evento na capital estão Raphael Montes, criador, roteirista-chefe e produtor executivo da série Bom Dia, Verônica, para a Netflix; roteirista de O menino que matou meus pais e de A menina que matou os pais, filmes que contam sob dois pontos de vista os assassinatos de Manfred e Marísia von Richthofen; o escritor Fabrício Carpinejar, autor de mais de 40 livros que lhe renderam reconhecimento como o Prêmio Fernando Pessoa, o Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Cecília Meireles, Prêmio Nacional Olavo Bilac, da Academia Brasileira Letras, e o Prêmio Jabuti.

Outro convidado é o doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, Cristovão Tezza – autor do premiado O Filho Eterno e de Breve espaço entre a cor e sombra, com livros traduzidos em 18 países. Para falar sobre a relação da música e a palavra, foi convidada a cantora Letícia Novaes, a Letrux, um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea. O escritor e professor paraense, Daniel Munduruku, autor de mais de 50 livros publicados no Brasil e no exterior e colecionador de diversos prêmios nacionais e internacionais por sua obra literária, aborda o tema Contando Histórias.

Para os curadores do evento, a proposta da Semana Literária e Feira do Livro é “promover uma série de encontros, canalizando-os para as salas e os palcos curitibanos. Por meio de debates, oficinas e ações criativas, propomos a reflexão sobre os vínculos possíveis entre a literatura e os desafios da contemporaneidade, estimulando a imaginação, a criação e a responsabilidade social”.

Os ingressos gratuitos para a programação poderão ser retirados uma hora antes de cada evento, no estande do Sesc PR,  para as atividades que serão realizadas na Praça Santos Andrade e, no SAC do Sesc Paço da Liberdade, para as ações que ocorrerão na própria unidade. Os ingressos são limitados e a organização recomenda a chegada no local com antecedência.

 

Livrarias e editoras

Por meio de editais, o Sesc Paraná selecionou livrarias e distribuidoras de livros que comercializarão livros com descontos de no mínimo 20% sobre o valor de capa. Com isso, o Sesc contribui com o mercado livreiro, com a formação de leitores, com a popularização do livro e com a divulgação da produção literária.

A Editora UFPR, tradicional parceira do evento, é a responsável pela participação das editoras universitárias no evento.

 

Lançamentos

Pelo sétimo ano consecutivo, o Sesc PR lança durante a Semana Literária a Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital. O lançamento da coletânea será no sábado (17), às 10h.  Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. “Dez autores aceitaram o desafio de alargarem o olhar para os mais diversos elementos que formam a cultura do nosso estado e produzirem contos voltados ao público infantil. Pela literatura, o Sesc Paraná convida o leitor a conhecer e viajar pelo nosso estado, ampliar o conhecimento sobre sua paisagem, seu povo, cidades, costumes, tradições, e a perceber que o Paraná, nossa cultura  e identidade vão muito além do pinhão, da erva-mate e da gralha azul. Somos multiculturais”, salienta Sextos.

Ao longo da semana, haverá diversos lançamentos de obras de escritores locais. Confira a programação completa para Curitiba:

https://issuu.com/sescpr/docs/3028_agenda_semanaliter_ria_web

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo