O médico Salmo Rankin participou da edição do ano passado do Simpósio Ivo Lima
No mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Sesc PR em parceria com a Universidade Livre do Esporte (ULE) promove o II Simpósio de Autismo, no dia 9 de abril, no Teatro do Sesc da Esquina, em Curitiba. O evento visa promover debates e conscientização sobre o TEA, por meio de palestras com especialistas sobre aspectos genéticos, sociais, pedagógicos e de saúde relacionados ao TEA em crianças e adultos.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento neurológico, manifestando-se de diversas formas, como dificuldades de comunicação, padrões de comportamento repetitivos e dificuldades de socialização. Em reconhecimento a essa condição, abril é o mês dedicado à conscientização sobre o autismo, com o dia 2 de abril marcado como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
9h: Abertura Sesc PR e ULE
9h30: TEA em adultos, com a neuropsicóloga, Mara C. R. Aguila
10h30: Intervalo
10h45: Aspectos Genéticos do Transtorno do Espectro Autista, com o médico geneticista, Salmo Raskin
Sobre o palestrante: Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Doutor em Genética, especialista em Pediatria pela UFPR e Fellow em Genética Médica pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Tem mais de 180 publicações científicas. Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica por dois mandatos, atualmente diretor Científico. Atual presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Grupo de Trabalho em Doenças Raras da Sociedade Brasileira de Pediatria. Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Criança e do Adolescente do Departamento de Pediatria da UFPR. Diretor do Centro de Aconselhamento e Laboratório Genetika.
12h – 13h40: Intervalo para almoço
13h40: Comunicação assertiva na inclusão, com Liziane Pinho Bertolli Kriger
Sobre a palestrante: Pedagoga, psicopedagoga, especialista em Intervenção Cognitiva, Mediação da Aprendizagem, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Liziane cursa Psicologia e Especialização em Altas Habilidades/Superdotação. Experiência na docência da Educação Infantil (15 anos), Ensino Superior e pós-graduação (11 anos). Psicopedagoga clínica (2008 – atual): avaliação psicopedagógica e intervenção nas dificuldades de aprendizagem, déficits cognitivos e superdotação (INODAP) e institucional (psicopedagoga responsável pela sala de recursos e capacitação do corpo docente). Experiência em projetos sociais com ênfase no desenvolvimento humano. Ministrante de cursos e palestras educacionais. Atualmente é coordenadora de Projetos na Universidade Livre do Esporte, onde desenvolveu, junto com a equipe multidisciplinar, o Método PULE – práticas inclusivas para o esporte.
14h40: PDI – Como adaptar e incluir a criança com TEA e a aplicação do PDI nas escolas, com Nathalie Baril
Sobre a palestrante: Psicóloga e Pedagoga, Nathalie é mestre em Educação (UFPR), e possui especialização em Educação Especial Inclusiva. É mediadora do PEI (Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein) e tem experiência como psicóloga escolar em escola nas modalidades especial e regular, e experiência internacional em centros de inclusão em Israel. Atualmente é psicóloga clínica com foco em pessoas neurodivergentes e presta assessoria na área de inclusão.
15h40: Intervalo
16h: Método PULE de prática de esporte para crianças e jovens e a importância de esporte para esse público, com Kleberton Nascimento
Sobre o palestrante: Graduado em Administração de Empresas (FAE Centro Universitário) e em Educação Física (Unicesumar), foi eleito melhor professor de Taekwondo de São José dos Pinhais, por votação popular nos anos 2022 e 2023. Possui formação como aplicador ABA entre outros cursos de capacitação voltados ao público TEA, como AFLS e PCM.
Iniciou no esporte aos 9 anos de idade, é ex-atleta de alto rendimento e atua como professor desde 2016. Em 2018 criou o projeto Taekwondo e Inclusão para pessoas com Autismo, Síndromes e DI, nesse mesmo ano recebeu o prêmio do Viva Inclusão, da prefeitura de Curitiba. Ainda em 2018, como técnico, foi vice-campeão do Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), e em 2019 foi campeão Paranaense e Sul Paranaense. Em 2024 tornou-se mestre em Taekwondo. Atualmente é diretor de Arbitragem da Federação Paranaense de Taekwondo, arbitro Internacional pela Federação Mundial e está como coordenador de Paradesporto pela ULE, onde são desenvolvidos trabalhos de iniciação esportista para crianças e jovens com TEA e síndromes.
17h: Arte Educação, com Raquel Stapassoli
Sobre a palestrante: Brincante, professora e artista. Tem 27 anos de experiência da Educação Infantil. Formada em Artes Cênicas e especialização em Psicomotricidade Relacional e Funcional, e é educadora Psicomusical para crianças neurodivergentes. Raquel é criadora do grupo musical “Os Viajantes”, que leva música e história para todas as idades, além de ser professora de musicalização e teatro em escolas.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, limitadas e podem ser feitas aqui.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…