fbpx
Educação

Sesc PR forma primeira turma do EAD EJA com especialização em Produção Cultural

Na próxima quinta-feira (10), 40 alunos concluem o curso de Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural da turma do EAD EJA do Sesc da Esquina, em Curitiba. Eles formam a primeira turma do curso na modalidade Educação de Jovens e Adultos à Distância oferecido pelo Sesc em todo o Brasil.

A turma de formandos é composta por estudantes de diferentes perfis, idades variando de 25 a 63 anos, atuando profissionalmente em distintas áreas. “A heterogeneidade da turma criou experiências enriquecedoras, e proporcionou que dificuldades e potencialidades pudessem ser trabalhadas a partir das trocas de experiências entre estudantes tão diversos”, conta a professora Alana Lemos Bueno, da turma do EAD EJA do Sesc da Esquina.

A professora Alana ressalta que o curso com especialização em Produção Cultural foi uma oportunidade para aqueles que já trabalham no setor cultural encontrarem ferramentas para melhorar as atividades laborais. “Temos estudantes atuando formal e informalmente na fotografia, na rádio, na dança, nas artes visuais, entre outras atividades culturais. Além disso, o contato que os estudantes tiveram com a produção de cronogramas, divulgação, relatórios financeiros têm sido utilizados por eles em outros setores de atuação”, destaca Alana.

O casal Vitoldo, de 60 anos, e Amiradi, de 63 anos, decidiu retomar os estudos juntos. Ele é radialista, e comediante stand-up. A esposa cursou o EAD EJA pensando nas possibilidades que teria em auxiliar Vitoldo na produção dos eventos dele.

Formandos

Márcia, aluna do curso, atua em um grupo de dança da igreja, que criou um workshop de dança para a sua comunidade. Giane Alves de Camargo, auxiliar de serviços gerais e colaboradora do Sesc PR há 22 anos, também é uma das formandas do curso. Giane conta que sempre teve vontade de concluir os estudos. “É muito bom voltar a estudar. Quando voltamos a estudar abrimos os nossos olhos. Antes eu olhava uma obra de arte e via rabiscos, achava a coisa mais feia. Depois que vim estudar, comecei a aprender o que quer dizer uma obra de arte, a mensagem que passa para nós. Eu achei muito importante. É uma experiência muito boa”, ressalta.

Juntos os alunos produziram um projeto que levou a literatura de Carolina Maria de Jesus, em sua obra Quarto do Despejo, para uma rádio local, oportunidade que se tornaram promotores culturais. O grupo também produziu saraus de poesias, feira de livros, um audiodrama sobre ficção científica, um museu vivo de brinquedos e brincadeiras antigas, integrando as famílias dos estudantes.

Inscrições

No Paraná, além de Curitiba, o curso também é ofertado no Sesc Londrina Centro e a formatura de 22 estudantes será realizada no dia 25 de agosto.

Quem ainda não concluiu o Ensino Médio em idade adequada pode procurar as Unidades Sesc da Esquina e Sesc Londrina Centro para informações de novas turmas que terão início das aulas em 14 de agosto. Mais informações AQUI.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo