fbpx
Empreendedorismo

SEST SENAT se torna residente do Learning Village para potencializar a inovação no setor de transporte brasileiro

Parceria entre a entidade e o hub de inovação da HSM e da SingularityU Brazil permitirá a conexão com mais de 40 empresas e 80 startups que fazem parte do Learning Village

No mês de maio, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) tornou-se o novo residente do Learning Village, hub de inovação da HSM e da SingularityU Brazil. A parceria permitirá que o SEST SENAT realize conexões com mais de 40 empresas e mais de 80 startups que estão inseridas no ecossistema de inovação com o propósito de gerar novos negócios e potencializar resultados para a entidade, além de outras centenas conectadas ao Learning Village, HSM e SingularityU Brazil.

A partir da construção de novas relações estratégicas, a entrada do SEST SENAT no Learning Village resultará em ganhos também para o setor de transportes como um todo. “Temos acesso a muitas soluções que estão acontecendo no mercado e que a gente pode se beneficiar, tanto dentro do SEST SENAT, quanto fazendo a ponte do que está acontecendo nesse ambiente de inovação com o próprio setor de transporte. Queremos ser justamente esse elo entre a inovação e o mercado para fazer com que as soluções aconteçam dentro do setor, na vida real das empresas”, comenta Vinicius Ladeira, Diretor Adjunto Nacional do SEST SENAT.

Para o Learning Village, receber uma empresa reconhecida e respeitada como o SEST SENAT e que atua em um segmento tão importante para o Brasil é fundamental para que o ecossistema de inovação continue evoluindo e dando bons frutos. “Nosso grande objetivo como hub de inovação é reunir dentro do mesmo ambiente grandes empresas, startups, fundos de investimento, aceleradoras e diversos players diferentes para falar de desenvolvimento de pessoas e estimular a inovação entre eles. Quanto mais forte for esta rede, melhores serão os resultados alcançados por todos os envolvidos”, explica Alvaro Machado, COO no Learning Village. “O SEST SENAT é uma empresa com grande capilaridade, conectada a centenas de outras instituições também de grande porte que movimentam um setor superimportante e vão contribuir para esse ecossistema florescer. O conhecimento e as conexões que eles já têm também agregarão para a comunidade Learning Village, trazendo para dentro do nosso hub um olhar para o futuro do setor de transporte e mobilidade brasileiro”, complementa.

O projeto estabelecido entre o Learning Village e o SEST SENAT é estruturado em três pilares principais: desenvolvimento e disseminação de cultura de inovação dentro da companhia; posicionamento do SEST SENAT como uma empresa inovadora em seu mercado; e promoção do relacionamento da Instituição com outras companhias dentro de um ecossistema para potencializar as conexões e novos negócios. Para alcançar estes objetivos, diversas ações já estão sendo implementadas como trilhas de inovação, pitch sessions com startups, formação dos Embaixadores da Inovação e mapeamento de inovação com colaboradores da empresa e contribuintes selecionados pelo SEST SENAT.

No mês de junho, ocorreu a segunda pitch session com a participação de 10 startups que atuam nos segmentos de saúde e ESG. A primeira sessão foi realizada em maio com 10 startups de educação. Nestes encontros, são realizadas rodadas de discussões para apresentação dos negócios das startups participantes e suas soluções inovadoras. Além disso, nas pitch sessions também ocorrem os treinamentos dos Embaixadores da Inovação.

“A formação dos Embaixadores da Inovação tem como objetivo capacitar 36 colaboradores do SEST SENAT, que atuam em diversas áreas e estão alocados em diferentes regiões do Brasil. Este grupo será referência de inovação dentro da estrutura onde atuam e serão responsáveis por multiplicar o conhecimento dentro de suas unidades e áreas. Outra ação importante é o mapeamento de inovação, que será realizado com 150 colaboradores do SEST SENAT e 30 contribuintes selecionados pela empresa. A pesquisa tem como objetivo demonstrar em que momento eles estão na jornada da inovação, como a inovação está ocorrendo dentro das companhias do setor de transporte, como o mercado está funcionando e quais ações precisam ser realizadas para que a inovação flua de forma sustentada dentro das empresas”, destaca Machado.

O SEST SENAT também realizará com o Learning Village o programa Call 4 Startups, iniciativa na qual quatro áreas da empresa são mapeadas a fim de identificar quatro desafios importantes que precisam ser resolvidos. Após esta definição, o Learning Village auxilia na busca por startups do mercado que sejam interessantes e estratégicas e as quatro soluções selecionadas serão aceleradas para que possam integrar o SEST SENAT.
Sobre o Learning Village

Fundado pela HSM e pela SingularityU Brazil, o Learning Village é o primeiro hub de inovação focado em desenvolvimento de pessoas na América Latina. Com o objetivo de apoiar as empresas na jornada de inovação, o Learning Village trabalha em 3 frentes principais: disseminação da cultura de inovação dentro das empresas, posicionamento da empresa como marca inovadora e a geração de novos negócios, por meio do relacionamento da empresa com outros players. Para isso, o Learning Village utiliza um espaço físico de 3 mil m² na Vila Madalena, SP, oferece programas customizados para a empresa e, principalmente, envolve a empresa na comunidade do LV, com eventos, iniciativas de conexão e relacionamento e a promoção de ações conjuntas. O ecossistema do LV é composto por mais de 40 empresas, como Ânima Educação, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, CESAR, Hospital Sirio Libanês, Localiza, SEST SENAT, Vibra Digital, Vivo Empresas, entre outras, e mais de 85 startups.

Sobre a HSM

A HSM é o mais completo ecossistema de educação e inovação corporativa do País, desenvolvendo pessoas e organizações para que alcancem sucesso e contribuam com a transformação do Brasil. Entregamos experiências educacionais transformadoras e conteúdo de excelência em gestão e inovação, divulgados em suas unidades de negócio: cursos e programas executivos co-branded, SingularityU Brazil (country partner), HSM+, HSM Academy, HSM Management, HSM University, B2B Match e o Learning Village, primeiro hub de inovação e tecnologia focado em educação e desenvolvimento de pessoas da América Latina.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo