fbpx
Empreendedorismo

Ovinocultura é destaque durante a Expolondrina com grande presença de animais

Cerca de 600 exemplares participam da feira paranaense que terá julgamentos de diversas raças

Até o dia 14 de abril, a ovinocultura estará em destaque na Expolondrina. Em sua 62ª edição, o evento, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR), reúne uma grande quantidade de exemplares que participam das atividades promovidas pela Associação Paranaense dos Criadores de Ovinos (Ovinopar) com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) e da Sociedade Rural do Paraná. Os julgamentos fazem parte de etapa do Ranking Paranaense de 2024, promovido pela entidade do Paraná.

O presidente da Ovinopar, Jorge Szczypior, destaca que essa é uma feira expressiva com uma grande quantidade de animais presentes. “São cerca de 556 animais a nível de julgamento, atingindo mais de 600 animais com o trabalho geral. Está sendo muito importante pelas visitações, demonstrações, avaliações dos critérios de julgamentos. É um marco importante para a ovinocultura e a Ovinopar vem organizando esse evento pelo segundo ano e alcançando os objetivos principais de trazer algo melhor dentro desse evento, sempre promovendo a ovinocultura”, observa.

A participação de animais na feira superou o ano passado, quando foram 420 exemplares de diversas raças no evento, sendo que 376 deles estiveram em julgamento. Durante o evento ocorre a Exposição Nacional da raça Suffolk. “Para nós foi uma alegria e uma satisfação muito grande essa parceria que a gente fez com a Ovinopar para que pudéssemos estar fazendo essa Nacional na Expolondrina. A feira é uma exposição de ponta, uma exposição há muitos anos, uma das melhores exposições do Brasil. É uma exposição que investe muito na pecuária, de uma maneira geral, e a ovinocultura vem cada ano mais sendo um expoente muito bom dentro da Expolondrina”, comentou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos Suffolk (Abcos), Bruno Garcia.

Além disso, ocorre também a Sulbrasileira da raça Santa Inês. A feira é ranqueada pelas associações das raças Dorper, Ile de France, Texel, Hampshire Down e Naturalmente Coloridos.
 
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo