São Paulo, 06 de dezembro de 2024 – O mercado de motocicletas vem apresentando crescimento constante nos anos pós-pandemia. A informação é do diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), Hilario Kobayashi. A previsão é que a produção supere 1.700.000 unidades, segundo projeção da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
A expectativa para 2025 é positiva, visto que o mercado segue apresentando um viés de crescimento. “A motocicleta é uma alternativa de transporte econômica, além de oferecer agilidade no tráfego pesado dos grandes centros urbanos. Essas vantagens fazem com que cada vez mais pessoas optem pela motocicleta como meio de locomoção”, comenta.
Outro aspecto que merece destaque, segundo o executivo, é que a motocicleta se tornou uma ferramenta de trabalho para milhões de brasileiros que atuam no mercado de delivery. “A expansão desse mercado deverá ser outro fator relevante no aumento da demanda por motocicletas e consequente crescimento de mercado.”
Buscando aproveitar essa tendência, as fabricantes têm sido fundamentais na oferta de crédito. “Por ora a questão do crédito não impactou os resultados do setor. As fabricantes têm estratégias robustas para mitigar os impactos do crédito, muitas delas, inclusive, têm suas próprias instituições financeiras, que atuam nesse sentido.”
Outro segmento que se destaca em crescimento é o de média cilindrada. Consequentemente, o mercado também começa a sentir a recuperação dos empregos, que têm se mantido constante no pós-pandemia.
No campo das exportações, no entanto, os resultados não acompanham o mesmo ritmo da produção. Kobayashi explica que o decréscimo está relacionado às dificuldades econômicas enfrentadas em alguns dos principais mercados para onde o país exporta. “Um desses tradicionais parceiros é a Argentina, que, no passado, já foi o principal destino das exportações brasileiras de motocicletas.”
No que tange às importações, historicamente os números são muito reduzidos, visto que as motocicletas fabricadas no Polo Industrial de Manaus representam próximo da totalidade dos veículos comercializados no Brasil
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