fbpx
Pet

Sexta-feira 13: A importância de dar uma chance aos gatos pretos

Os gatos têm se tornado os animais mais populares entre os tutores nos últimos anos.

Apesar disso, por conta da descendência ‘selvagem’, estes animais ainda são alvo de muitas superstições e ideias sem fundamento.

Segundo a OMS, há 10 milhões de gatos abandonados no Brasil, e, dentro desse número, a maioria são os de pelagem escura.

A sexta-feira 13 é considerada uma data de azar, sempre relacionada — de maneira infundada — ao gato preto.

Nesse contexto, destacamos a importância de dar uma chance aos gatos pretos, e de ajudar a diminuir o preconceito que eles sofrem mostrando para as pessoas que, na verdade, eles são apenas pets como qualquer outro e precisam de muito amor e carinho.

“Já é comprovado cientificamente que a convivência com gatos traz muitos benefícios para o ser humano, como a diminuição do estresse, depressão e ansiedade, melhora na imunidade, ajuda no desenvolvimento mental de crianças, etc. A maioria das pessoas que julgam os gatos de maneira negativa faz isso pela falta de informação e pelo preconceito carregado em toda a história de domesticação dele”, explica Thais Matos, médica veterinária da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina.

E de onde vem a história do azar? Durante a história, os felinos passaram por muitas situações. No Egito, os gatos de todas as cores tiveram a sua melhor fase, pois eram considerados deuses e adorados pela população. O gato preto chegou até a ser venerado pelos antigos egípcios, que acreditavam que eles eram símbolo de boa sorte e tinham personificação da deusa Bastet, que era retratada com a cabeça de um gato preto e um corpo humano.

Mas, a expansão do Cristianismo fez com que os gatos saíssem do estado de adoração e passassem a ser perseguidos, especialmente os gatos pretos, que eram considerados a cor do mal e bruxas disfarçadas. Esses acontecimentos, iniciados na Idade Média, foram responsáveis pela errada associação do gato preto com o azar e por creditar à sexta-feira 13 a data relacionada às trevas e às bruxas.

Mesmo sendo a maioria, visto que, segundo o ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), existem mais gatos pretos do que qualquer outra cor de pelagem, eles ocupam o último lugar na lista de preferência dos adotantes, ficando anos e anos a espera de um humano para lhes dar o amor e carinho que tanto merecem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo