Empreendedorismo

Sicredi remunera em R$ 1,3 bi o capital social de seus associados

O Sicredi remunerou em R$ 1,3 bilhão em juros o capital social dos seus mais de 8,5 milhões de associados em 2024. O valor é 7% superior ao remunerado no exercício do ano anterior e foi depositado nas contas capitais das pessoas e empresas associadas à instituição em todas as regiões do Brasil.

A finalidade do capital social é compor patrimônio para que a cooperativa exerça sua atividade e possa expandir o atendimento, mas ao mesmo tempo funciona como uma reserva de recursos, pois os valores continuam sendo dos associados e são remunerados com rendimento atrelado à Selic. Parte fundamental da lógica do cooperativismo de crédito, essa reserva é composta pelos aportes realizados pelos associados no início do relacionamento com a cooperativa de sua região, também podendo ser acrescido de outros aportes periódicos ou avulsos.

O capital social é essencial para o crescimento das cooperativas, pois é uma das suas principais fontes de patrimônio, sendo fundamental para determinar o montante dos recursos que podem ser emprestados aos associados e possibilitar que elas ampliem seu apoio às atividades econômicas da região em que está inserida.

“Seguimos com o ciclo virtuoso para estimular as economias locais, que é um de nossos principais pilares. Além de serem uma reserva para o próprio associado, esses investimentos por meio do capital social favorecem a capitalização e crescimento contínuo das cooperativas, de modo que possam atender as necessidades da comunidade e ampliar a prática do cooperativismo para mais pessoas”, explica Bruna Feijó, gerente de Gestão do Capital Social do Sicredi.

O aporte no capital social pode ser realizado de forma programada por meio das mais de 2,8 mil agências do Sicredi ou pelo atendimento via WhatsApp da instituição, no qual ele é feito com o suporte do assistente virtual do Sicredi, Theo. Para saber mais acesse: www.sicredi.com.br/site/capital-social/

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

7 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

7 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

7 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

7 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

7 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

7 horas ago