fbpx
Saúde

Simpósio em Curitiba discute inovações no tratamento da hérnia abdominal

Curitiba sedia nos dias 29 a 31 de agosto de 2024 o Hernia Lap & Robot – Simpósio de Hérnias da Parede Abdominal. O evento reúne especialistas renomados do Brasil, Estados Unidos e Argentina para discutir as mais recentes inovações e técnicas no tratamento das hérnias abdominais, incluindo o uso da robótica e procedimentos minimamente invasivos.

O Simpósio é organizado pelo cirurgião do aparelho digestivo dedicado ao tratamento das hérnias abdominais Christiano Claus. Ele destaca o crescente interesse pela cirurgia de hérnia nos últimos anos, impulsionado por um melhor entendimento da anatomia da parede abdominal e o surgimento de novas tecnologias para o reparo das hérnias. A programação do evento é abrangente, incluindo desde a discussão de casos clínicos e complicações até a realização de cirurgias ao vivo.

Além das sessões científicas, o 6º Hernia Lap & Robot contará com uma sala de inovação e treinamento, onde empresas poderão demonstrar novos produtos e os participantes terão a oportunidade de praticar técnicas cirúrgicas em um ambiente controlado. Uma das atividades mais aguardadas é o treinamento hands-on, que ocorrerá no Centro Cirúrgico Experimental da Universidade Positivo no último dia do evento. Esse treinamento permitirá que os cirurgiões realizem simulações de procedimentos como TAPP bilateral e ETEP, além de praticar suturas sob a orientação de especialistas.

Hérnia no Brasil

As hérnias abdominais, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia, afetam cerca entre 20% a 25% da população adulta no Brasil (cerca de 28 milhões de pessoas). Em 2024, a hérnia de virilha (inguinal) está sendo a 8ª maior causa de afastamento do trabalho por incapacidade temporária, conforme levantamento do Ministério da Previdência Social.

Elas são caracterizadas pela protusão de órgãos (parte de algum órgão que escapa por alguma brecha muscular enfraquecida no abdômen), podendo causar sintomas como dor e inchaço. Quando não tratadas adequadamente, as hérnias podem levar a complicações sérias, incluindo o estrangulamento de órgãos, que requer intervenção cirúrgica imediata.

Em 2023, foram realizadas 298.846 cirurgias de hérnia no país, um crescimento de 3,80% em relação ao ano anterior. No Paraná, 16.706 procedimentos foram realizados no mesmo período, 3,09% a mais que em 2022. A maioria foram cirurgias eletivas, o que demonstra um avanço no diagnóstico precoce e na prevenção de complicações graves.

Serviço

Hernia Lap & Robot – Simpósio de Hérnias da Parede Abdominal

Data: 29 a 31 de agosto de 2024

Locais:

  • Dias 29 e 30: Hotel Grand Mercure Curitiba Rayon (Rua Visconde de Nacar, 1424 – Centro | Curitiba)
  • Dia 31: Centro Cirúrgico Experimental da Universidade Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido | Curitiba)

Inscrições e informações: Link

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo