Geral

Sistema FAEP/SENAR-PR pede intervenção imediata dos governos estadual e federal nas invasões no Oeste do Paraná

Nas últimas semanas, as invasões de propriedades rurais na região Oeste do Paraná têm registrado aumento significativo, fato que preocupa o Sistema FAEP/SENAR-PR. No momento, cinco áreas, sendo três no município de Terra Roxa e duas em Guaíra, estão ocupadas por indígenas. Em alguns dos casos, produtores rurais sofreram violência por parte dos invasores.

Para o Sistema FAEP/SENAR-PR, as invasões ganham força diante da passividade dos governos estadual e federal. Ainda, a entidade teme a escalada da violência na região.

“A passividade do poder público em controlar as invasões tem servido de incentivo para que novos grupos se formem. O Sistema FAEP/SENAR-PR pede ações imediatas dos governos estadual e federal para que a questão da invasão de terras no Paraná, principalmente na região Oeste, termine definitivamente. Caso nada seja feito, estamos caminhando para uma situação preocupante, com a escalada de invasões e, até mesmo, violência”, destaca o presidente interino do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Eduardo Meneguette. “Não é isso que queremos. Precisamos de ações enérgicas por parte dos governos estadual e federal para conter a situação”, complementa.

No caso das cinco propriedades invadidas recentemente em Terra Roxa e Guaíra, o Sistema FAEP/SENAR-PR e os sindicato rurais locais estão prestando atendimento aos produtores rurais. Inclusive, especificamente o Sindicato Rural de Terra Roxa tem sido uma central de gestão da crise na região. Além disso, representantes das entidades estão orientando juridicamente os agricultores, que já ingressaram com o pedido de reintegração de posse na justiça. Porém, o processo não teve desfecho até o momento.

Há décadas, o Sistema FAEP/SENAR-PR pede o cumprimento do Marco Temporal, que ratifica que as demarcações de terras indígenas devem ser limitadas à data da promulgação da Constituição Federal (5 de outubro de 1988), para que os produtores rurais tenham segurança jurídica. No final de 2023, foi publicada a Lei 14.701, que ratifica o Marco Temporal.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Corrida de rua solidária | 2ª Run For Health acontecerá no dia 22 de setembro em Curitiba

Para reunir cada vez mais pessoas engajadas em transformar suas vidas através de hábitos saudáveis…

7 horas ago

CVC aponta demanda aquecida para temporada de Cruzeiros para o Verão 2024/2025

Atenta aos brasileiros que voltaram a planejar as férias com antecedência, a CVC, maior operadora de…

7 horas ago

São Paulo Oktoberfest anuncia sua Rainha e busca duas novas Princesas da festa deste ano

São Paulo, 05 de setembro de 2024 - A São Paulo Oktoberfest, um dos eventos mais…

8 horas ago

BYD Yuan Pro chega para ocupar o posto de primeiro SUV 100% elétrico dos brasileiros

(05/09/2024) – A BYD, sempre antenada às necessidades do mercado e aos consumidores, apresenta o…

8 horas ago

Circuito Surf Talentos Oceano 2024 divulga ações ambientais em Balneário Camboriú(SC)

 Keep the Ocean Blues nas escolas Na sexta-feira (30/08) pela manhã o Projeto Keep The…

8 horas ago

Grupo Boticário leva à Beauty Fair 2024 mais de 30 lançamentos consolidando sua estratégia de negócio multimarca e multicanal

Pelo quarto ano consecutivo, o Grupo Boticário leva para Beauty Fair - um dos maiores…

8 horas ago