fbpx
Geral

Prefeitura lança programa com obras do Novo Hospital Municipal e a Transpinhais

A Prefeitura de Pinhais lançou o Programa Avança Pinhais.

O Plano de Investimento Público (PIP) representa o total de R$ 300 milhões para a execução de projetos de desenvolvimento urbano, social e econômico de Pinhais. Estão contempladas construções de novas unidades de saúde, escolas, cmeis, revitalização de 27 vias, além do Novo Hospital Municipal e a Transpinhais – uma extensa via de tráfego que vai ligar a Avenida Iraí ao Parque das Águas, incluindo revitalizações e a criação de parques lineares ao longo da linha férrea.

“O Avança Pinhais é uma grande oportunidade que nosso município terá para acelerar as melhorias à nossa população. Para isso, agradeço muito aos servidores pelo comprometimento, às instituições parceiras, que trazem recursos importantes para avançarmos. Teremos mais educação e mais saúde, com unidades maiores e modernas. Mais infraestrutura com pavimentação definitiva, calçadas com acessibilidade, iluminação de LED, cuidado dos nossos rios com maquinário, programas e projetos, a fim de realmente fazer Pinhais avançar. Investir na cidade é nossa obrigação, e este momento é histórico, corajoso, ousado, onde as pessoas são o objetivo principal. Elas merecem o nosso melhor”, declarou a prefeita Rosa Maria.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Marcinho, destacou a união de diversos agentes públicos e instituições para a execução do programa: “É uma honra estar aqui neste momento histórico da nossa cidade. Um programa para que Pinhais cresça e se desenvolva cada vez mais.”

Já a deputada estadual Marli Paulino, representando a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), ressaltou a importância do trabalho conjunto e histórico entre os poderes públicos: “Formamos uma equipe, que abraçou a causa de Pinhais, colocando o plano de governo em prática. Hoje, como deputada, vamos ajudar ainda mais o município a continuar avançando.”

Centenas de servidores públicos municipais estiveram presentes na cerimônia de lançamento, no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação), da Secretaria Municipal de Educação. Na linha de frente dos principais serviços de infraestrutura e manutenção, os trabalhadores das Secretarias de Obras Públicas (Semop) e Meio Ambiente (Semma) de Pinhais ocuparam boa parte da plateia, ao lado de colegas das outras secretarias da prefeitura.

Diversas autoridades municipais e regionais, incluindo veículos de imprensa, acompanharam a apresentação do programa, e a assinatura da Carta Compromisso. O documento foi assinado pela prefeita Rosa Maria; a deputada estadual Marli Paulino; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcinho; representando o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sergio Sato; a Caixa Econômica Federal, Marques Calixto; a Secretaria das Cidades do Estado do Paraná e Paranacidade, Gilson Santos; a Fomento Paraná, Mounir Chaowiche; e o Banco do Brasil, Sonia Maria de Paulo.

Programa Avança Pinhais

Entre as principais ações do Programa, estão previstas construções de novas unidades de saúde e de ensino, o Novo Hospital Municipal e a revitalização de 27 ruas – incluindo a implantação da Transpinhais.

Os recursos são obtidos por meio de financiamentos junto a instituições e fundos de caráter público, incluindo o BRDE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Fomento Paraná, Paraná Cidade, Consórcio Saúde Pinhais, Itaipu Binacional, Governo do Paraná e Governo Federal.

Na área da Saúde, o programa contempla a construção de três novas Unidades de Saúde da Família (USF), ampliando a capacidade de atendimento das USFs Perneta, Tebas e Esplanada. O SUS de Pinhais também será reforçado com o Novo Hospital Municipal, incluso no pacote de investimentos.

A rede municipal de ensino ganhará cinco novas unidades. Quatro delas já estão sendo construídas, os Cmeis Monteiro Lobato e Rosi Galvão, e as Escolas Municipais Maria Cappellari e Poty Lazarotto. Também terá um novo prédio o Cmei Raimunda Boeng Gorges. Além disso, a reforma e ampliação da E. M. José Brunetti, já iniciada.

Áreas de lazer também recebem atenção especial: A Praça do Skate será revitalizada por completo; a nova fase das obras no Parque das Águas continua; novo Parque Linear na Rua Rio Parnaíba; mais três unidades do projeto “Meu Campinho”, do Governo do Estado; Implantação de um novo ParCão.

Na área da Assistência Social, a construção de um novo prédio para o Centro de Referência da Assistência Social da região norte (Cras Norte), além do novo Cras no Jardim Cláudia. Uma unidade própria para o acolhimento de crianças e adolescentes. E a construção de uma piscina no Centro da Juventude.

A Prefeitura também vai revitalizar, totalmente, 27 ruas. Serão feitas obras de drenagem, calçadas, asfalto, iluminação em LED, sinalização, entre outras melhorias. Destaque para a grande intervenção nas Ruas Humberto de Alencar Castelo Branco, a ser duplicada, e  Marechal Floriano Peixoto, que terá ligação ao bairro Pineville.

Os investimentos em infraestrutura urbana também chegam à Transpinhais – uma extensa via de tráfego que vai ligar a Avenida Iraí à Estrada Ecológica, incluindo revitalizações e a criação de parques lineares ao longo da linha férrea.

Diferencial em sustentabilidade

O pacote de obras também contempla a criação de mais um Ecoponto, e com um diferencial: quatro boxes para triagem de resíduos, destinados aos catadores da região, os quais também terão acesso a banheiro e água..

Haverá cinco baias para armazenamento do que irá posteriormente para coleta seletiva: resíduos verdes, caliça, madeira, pneu e vidro; além de lixeiras para recebimento esporádico de recicláveis e container escritório para receber óleo de cozinha e eletrônicos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo