Empreendedorismo

Startup da área médica mira mercado asiático

A Crop Labs, startup de biotecnologia com sede no ecossistema de inovação de Botucatu (SP), encerra 2023 e inicia 2024 com perspectivas de negócios na Ásia. Em dezembro, a biotech representou o Brasil no Global Bio-Índia 2023, evento que selecionou empresas de cinco países para a apresentação de trabalhos desenvolvidos e promoção de intercâmbio de experiências.

O encontro teve como tema ‘Transformando Vidas – Biocências em Bioeconomia’, e ocorreu na capital daquele país, Nova Delhi, com organização do Departamento de Biotecnologia (DBT) do Ministério da Ciência e Tecnologia do Governo da Índia. A Crop Labs participou com seu co-fundador e diretor, Aruã Prudenciatti, e com a analista de pesquisa e inovação, Heloysa Amaral.

“Ficamos muito gratos em termos sido selecionados”, afirma Prudenciatti. “A Índia é um mercado muito promissor em biotecnologia. Juntamente com a China, é responsável por 90% dos princípios ativos usados no Brasil”, sublinha. Além disso, explica o executivo, a Índia é o maior mercado de Organização de Fabricação de Contratos Biológicos (CDMO, na sigla em inglês) aprovado pela agência do governo norte-americano na área de saúde, o FDA.

O diretor da Crop acrescenta que o encontro foi bastante enriquecedor e produtivo. “Pudemos explorar inúmeras oportunidades do outro lado do mundo. Foi fascinante!”, celebra. “Realizamos reuniões B2B, networking com o ecossistema de biotecnologia na Índia e pitch para investidores”, detalha Prudenciatti.

O Global Bio-Índia selecionou apenas cinco startups de todo o mundo, de um total de 18 que se inscreveram atendendo à chamada, feita via plataforma Global Technology Interface (GTI). Além da Crop, como representante do Brasil, foram escolhidas startups da Hungria (Water&Soil Water Retainer), Países Baixos (Gecco Biotech B.V.), Romênia (Genera Smart Lab) e Sri Lanka (Ukcas Culture Innovation)

“Essas empresas selecionadas se destacaram como pioneiras, demonstrando inovação e compromisso com a transformação do cenário das biociências. Sua inclusão na missão Global Bio-India 2023 ressalta o compromisso do evento em mostrar e facilitar colaborações com players internacionais, contribuindo assim para a bioeconomia global”, sublinhou texto de divulgação do evento, realizado de 3 a 6 de dezembro.

Ainda segundo a organização, o Global Bio-Índia contempla “programa de negócios personalizado, projetado para atender às suas necessidades e projetos específicos [das organizações participantes]”. “O evento serviu como uma plataforma para troca de conhecimento, networking e formação de parcerias que transcendem fronteiras. As empresas participantes tiveram a oportunidade de se envolver com a dinâmica comunidade de biotecnologia da Índia e explorar caminhos para joint ventures, colaborações de pesquisa e expansão de mercado.”

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE IFA

Na volta da Índia, Prudenciatti representou a Crop Labs em outro grande evento do setor. O especialista foi palestrante no Seminário Internacional de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), o maior do gênero da América Latina, realizado dias 5 e 6 de dezembro na Casa Petra, em São Paulo. O seminário foi promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) e pela FCE Pharma, em parceria com outras instituições.

O diretor da Crop Labs foi um dos 68 painelistas nacionais e seis estrangeiros. Prudenciatti falou sobre ‘Startups no Brasil: uma nova oportunidade para o país internacionalizar a suas pesquisas em um novo contexto de inovação farmacêutica global’. “Tratou-se de um encontro para atualizar os profissionais da indústria farmoquímica e farmacêutica sobre as tendências e ações pertinentes ao setor para os próximos anos”, resume.

SOBRE A CROP LABS

Fundada em 2019, a Crop Labs fornece serviços laboratoriais para produtos químicos e farmacêuticos, destacando-se por metodologias que dispensam testes em cobaias. Tais métodos consistem no desenvolvimento de órgãos em miniatura a partir de células humanas cultivadas em laboratório.

Desde 2022, integra a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas), credenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os clientes da Crop Labs estão empresas da indústria de higiene pessoal, química e farmacêutica. A empresa ganhou destaque ao se tornar o primeiro laboratório privado brasileiro a isolar o vírus da covid-19 para testes de eficácia de medicamentos e produtos químicos.

Mais informações em https://crop-labs.com/.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

20 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

20 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

20 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

20 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

20 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

20 horas ago