“A neurociência é um estudo do nosso sistema nervoso e suas funcionalidades a fim de compreender com mais profundidade as ações voluntárias e involuntárias do ser humano. Nos últimos anos, essa ciência abriu um espaço para o neurobusiness, que tem como principal foco o entendimento de como as necessidades e os comportamentos humanos podem impactar as decisões do consumidor. A iniciativa, portanto, pode ser utilizada como base para ações em áreas como Recursos Humanos, Vendas e Marketing”, afirma Guilherme Mauri, CEO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos.
Do ponto de vista do executivo, a empresa que deixa o estudo do comportamento humano de lado, coloca a sobrevivência do negócio em risco. “Cada vez mais os consumidores esperam uma experiência de compra personalizada. Por isso a neurociência está no DNA da Minha Quitandinha. Seja testando o layout de cada loja, alterando o mix de produtos oferecidos, aprimorando a linguagem de comunicação com os clientes e avaliando o desempenho das jornadas de pagamento e até na escolha das cores e fontes do logo da marca”, diz Mauri.
A rede de minimercados reconhece que essa prática foi a responsável por aumentar as vendas em até 25%. “A operação em que mais investimos em pesquisas e testes foi a de pagamento. Percebemos que as compras via totem eram a preferência do nosso público-alvo, então, estimulamos-os a consumirem em nossas lojas. Como a Minha Quitandinha atua com base no sistema de self check-out, ou seja, não tem funcionários e são os próprios clientes que finalizam as compras, insistir para que eles baixassem o aplicativo da marca para ter a experiência por lá não seria muito vantajoso. Seria preciso, por exemplo, fazer o download, cadastrar o cartão e direcionar o celular para ler o código de barras dos produtos, o que aumenta etapas nessa experiência, deixando-a menos interessante”, explica o CEO.
Minha Quitandinha
A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercado autônomo. Idealizada por três empreendedores: Guilherme Mauri de Oliveira, Marcelo Villares e Douglas Pena, foi fundada no ano de 2020, no município de Balneário Camboriú (SC), em meio a pandemia do coronavírus. A ideia é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança, baseada no conceito de honest market, instalada dentro de condomínios residenciais verticais e horizontais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário de 500 pessoas. Saiba mais aqui.
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