fbpx
Empreendedorismo

Startup que oferece solução de hidrogênio é a mais nova integrante da ShiftT, aceleradora da Tupy

A ShiftT acaba de anunciar mais uma empresa selecionada para a fase de aceleração. Essa será a última deste 1º batch, que é a chamada de participação no programa. A escolhida é a Green Fuel, startup paulista, com cerca de seis anos de existência e composta por um time com sólida experiência no mercado automotivo. Uma de suas principais inovações é um dispositivo que gera hidrogênio on demand que, injetado no sistema de admissão de motores a combustão interna, melhora a queima de combustível, o que gera menor consumo e emissões.

O dispositivo desenvolvido pela Green Fuel já passou por testes e, atualmente, está em validação no campo. No processo de aceleração na ShiftT, a intenção é chegar na validação do MVP (Minimum Viable Product) e viabilizar um business case robusto com potencial de escalar a solução no mercado nacional.

Nesse período, além do acesso a toda estrutura e expertise da Tupy, os empreendedores recebem orientação e acompanhamento exclusivos, pelos mais de 30 mentores da ShiftT, que são profissionais da Companhia com experiência nas mais diferentes áreas de conhecimento.

 

Jornada de seleção da ShiftT

Foram mais de 100 interessadas de todo o Brasil. Na primeira fase, a Tupy selecionou 75 negócios para avaliação de especialistas técnicos das mais diferentes áreas e, em seguida, chegou a 13 empresas, das quais oito participaram do Pitch Day, realizado com a diretoria da Tupy. Após a pré-aceleração, foram escolhidas 4 startups para seguir no programa.

“Importante destacar que não nos limitamos apenas a avaliar as startups. Procuramos entender se a Tupy tinha os elementos necessários para proporcionar o desenvolvimento das futuras aceleradas. A pré-aceleração foi o momento para garantir que todos iriam extrair o máximo valor dessa jornada”, conta Daniel Moraes, gerente de Inovação e Transformação Digital da Tupy.

O programa se destaca pelo conceito equity free, ou seja, o empreendedor não precisa renunciar a parte da sua empresa para poder participar do processo de aceleração. Além disso, são premissas da ShiftT o respeito total à propriedade intelectual das startups e dos seus talentos. Outra característica é que as provas de conceito serão remuneradas.

“Desde a sua fundação, em 1938, a Tupy se destaca pelo pioneirismo e, ao longo da sua história, realizou sempre atuou em parcerias e investiu em P&D. Tivemos vários saltos de inovação nessa trajetória e queremos compartilhar esse conhecimento e aprender também. Por isso, queremos que as startups selecionadas venham expandir suas ideias e contribuir com o nosso futuro”, diz Fernando de Rizzo, CEO da Tupy. 

Tupy

Multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido de elevada complexidade geométrica e metalúrgica. Essas soluções de engenharia são aplicadas nos setores de transporte, infraestrutura, agronegócio e geração de energia e contribuem com a qualidade de vida das pessoas, promovendo o acesso à saúde, ao saneamento básico, à água potável, à produção e distribuição de alimentos, ao comércio global. A inovação tecnológica envolvida na produção e na criação destas peças é a especialidade da empresa, em seus mais de 80 anos de história. Sua produção se concentra nas fábricas brasileiras, em Betim, Joinville e Mauá, e, no exterior, nas cidades de Ramos Arizpe e Saltillo, no México e Aveiro, em Portugal. Além disso, possui escritórios comerciais na Alemanha, Brasil, EUA e Itália.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo