Startups de Pinhais dão seus primeiros passos com programa de aceleração
Conecta Pinhais apoia startups em diferentes níveis de desenvolvimento com jornada de crescimento
Em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, boas ideias podem se transformar em startups inovadoras. Por meio do Conecta Pinhais, ecossistema de inovação do município, empreendedores locais começam a concretizar negócios com a participação no programa Acelera Pinhais, uma parceira do ecossistema com o Sebrae/PR e outros ambientes de inovação, que oferecem conteúdos e caminhos para o surgimento de novos negócios.
O Acelera Pinhais, lançado em maio deste ano, é voltado para projetos de startups da área de tecnologia. Nesta primeira edição, a iniciativa selecionou 13 projetos para uma jornada que inclui consultorias, workshops e mentorias, voltados para negócios em estágios iniciais de desenvolvimento. Além do Sebrae/PR e do Conecta Pinhais, são parceiros do programa a Incubadora do Instituto Federal do Paraná na cidade (IFPR Pinhais) e a Outbox FAPI.
O consultor do Sebrae/PR, Iury Carvalho, afirma que o diferencial da iniciativa em Pinhais foi abrir o espaço para propostas de negócio que ainda estão nascendo e ganhando forma, o que dá ao ecossistema um papel fundamental na consolidação de novas startups.
“O objetivo do programa é acelerar ideias, fazer com que potenciais empreendedores tirem as suas ideias do papel e possam levá-las ao mercado. Uma vez viabilizadas essas ideias, por meio das orientações que o programa oferece, conseguimos conectar estes projetos como o ecossistema do Conecta Pinhais”, explica o consultor.
Por tratar de startups em fases mais iniciais, a jornada de incubação do Acelera Pinhais propõe aos empreendedores o aprofundamento em alguns conceitos, como a captação e o relacionamento com o seu público. É o que indica o coordenador de inovação tecnológica do IFPR em Pinhais, Anderson Almeida.
“Entendo que o maior desafio dos empreendedores do programa, hoje, é conhecer os seus clientes, isto é, sair da mesa de trabalho e ir até onde o cliente está. Na jornada, temos visto as startups amadurecem neste ponto, mas é um trabalho constante, que seguirá após o programa”, avalia Almeida.
Ideias que fazem a diferença
Maria Cristina Moreira é uma das empreendedoras que participaram da jornada do Acelera Pinhais. Sua startup, Belas do Pedal, tem como proposta incentivar as mulheres da cidade a pedalar de forma segura. Para ela, a jornada de aceleração proporciona uma compreensão maior sobre as possibilidades de inovação da sua iniciativa.
“Está sendo um estímulo ao nosso aprendizado, é uma jornada bem dinâmica. O programa me ajudou a, por exemplo, trabalhar no desenvolvimento de um aplicativo e também na busca por parceiros locais, para somar ao projeto”, conta Maria Cristina.
O Acelera Pinhais também contribui para que empreendedores com experiência em tecnologia possam desenvolver novas ideias, como é o caso de Felipe Santos, representante do Dual Books, projeto de marketplace para livros digitais. Na visão dele, o programa tem ajudado a pensar nas melhores formas de transformar o seu projeto em uma startup.
“Eu trabalhava com desenvolvimento web desde 2011 e, há dois anos, vinha atuando em um novo projeto, que é o Dual Books. O programa me ajudou a amadurecer algumas ideias, a pensar a validação com o público e a entender o mercado e quais serão os melhores caminhos para esse projeto”, revela o empreendedor.
O apoio a empreendedores neste desenvolvimento de ideias é fundamental para o ecossistema. Semifinalista do Prêmio Nacional de Inovação no ano passado, o Conecta Pinhais busca, através do seu programa de aceleração, atender às demandas do Município em termos de inovação, como aponta o coordenador do Outbox FAPI, um dos ambientes ligados ao ecossistema, Horácio Neto.
“A validação de novos negócios é um dos principais indicadores de um ecossistema e estamos comprometidos em contribuir para o sucesso dos empreendedores que participam desta jornada. Com eles, teremos um ambiente ainda mais fortalecido”, observa o coordenador.
Neste momento, as startups que integram o Acelera Pinhais estão na etapa de mentoria, após passarem pelo processo de capacitação. Em datas ainda a serem definidas, os projetos terão bancas avaliadoras e a apresentação final de cada iniciativa, definindo quais startups farão parte do ecossistema de Pinhais.