Seis empresas do Paraná estão entre as 60 finalistas do Capital Empreendedor, Programa do Sebrae que tem como objetivo preparar startups para se aproximarem e negociarem com investidores para que possam crescer de forma estruturada. A rodada de investimento, etapa nacional em que haverá encontros entre representantes de startups e de fundos de investimento, acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo.
As paranaenses selecionadas para a fase nacional são Ummense.com, Hero´s Academy e a Zinz, de Curitiba; o Clube da Robótica, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais; e a Cuideme.Care e a Meagenda, de Maringá, da região Noroeste.
Nesta edição do Programa, o Paraná foi o Estado que teve o maior número de inscritos na primeira fase, 235, sendo que 30 foram selecionados para a segunda etapa, que finalizou em julho. Na terceira fase, dez empresas participaram de mentorias individuais.
“O Paraná vem se destacando no Capital Empreendedor desde 2020, quando teve quatro finalistas. Em 2021, oito empresas foram para a fase nacional e, neste ano, seis”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Elizandro Ferreira, ao destacar que o Programa gera conexões estratégicas com instituições de fomento, investidores anjos, aceleradoras e fundos de investimento.
O empresário Iuri Gramazio Lenzi, CEO da Zinz, de Curitiba, plataforma de marketplace para empresas que conectam clientes a construtoras e empreiteiras para a execução de obras e reformas, não esconde as expectativas.
“A conexão que essa fase vai nos trazer é muito positiva porque estaremos em São Paulo, que é um polo de inovação muito forte. O Programa foi o mais completo que participamos e que nos agregou muito. Estamos prontos para a rodada de investimentos”, pontua.
O empresário Evandro Kafka, do Clube da Robótica, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, também é um dos selecionados para a nova etapa.
“Foi uma surpresa estarmos na fase nacional, visto que as demais startups também são muito qualificadas e terão um futuro brilhante. Boa parte do nosso desenvolvimento é fruto do Capital Empreendedor, por conta das diversas ações como eventos, workshops e mentorias”, comenta.
O empreendedor Miguel Fuentes Sallas Junior, CEO da startup Me.agenda, que é um sistema de gerenciamento clínico, fundado em 2019, em Maringá, explica que o Programa permitiu vivenciar, na prática, as dinâmicas.
“Todas as ações contribuíram para que pudéssemos amadurecer a estrutura interna da empresa, nossa visão e estratégias. Colocamos muita energia no Capital Empreendedor e, certamente, foi um divisor de águas”, aponta.
Desde o começo do Capital Empreendedor, em 2018, a iniciativa possibilitou o investimento de R$ 90 milhões em 125 empreendimentos, de 23 estados. Somente no ano passado, foram 32 negócios, que receberam o aporte de R$ 22,4 milhões.
Confira as selecionadas para a rodada de investimento
Ummense Curitiba
Hero´s Academy Curitiba
Zinz
Clube da Robótica Ponta Grossa
Cuideme.Care Maringá
Meagenda Maringá
A partir desta segunda-feira (4), o esquema vacinal contra poliomielite passa a ser composto, exclusivamente, por…
O Shopping Curitiba irá funcionar em horário especial neste final de ano. De quinta-feira (19)…
Por Emanuelle Spack A última edição do ano da Feira Arte Viva CWB acontece neste sábado, dia…
As emoções do Circuito Surf Talentos Oceano - edição 2024 chegou ao fim, reunindo os…
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em…
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) está iniciando o recebimento dos dados de leitura…