fbpx
Empreendedorismo

Tecnologia é a principal aliada da indústria para alcançar as metas de descarbonização

Representantes do setor industrial falaram, durante a Automation Fair 2023, sobre como a tecnologia tem sido crucial para o cumprimento de metas de sustentabilidade da manufatura global

A manufatura global tem metas ambiciosas de descarbonização das suas operações para as próximas décadas, e a tecnologia tem sido a principal aliada para o cumprimento destas metas, segundo especialistas do setor, que discutiram a convergência entre tecnologia e objetivos de sustentabilidade da manufatura durante a Automation Fair 2023, feira de inovação para a indústria da Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e transformação digital.

De acordo com o diretor global de OEM da Rockwell Automation, Peter Morell, para atingir as metas de sustentabilidade são necessárias tecnologias que permitam às empresas medir suas emissões de gases poluentes com precisão. “A gente precisa trabalhar em muita coisa. Em muitas tecnologias, em mudanças nas nossas vidas e no trabalho. Uma das coisas que temos que fazer é trabalhar juntos com a tecnologia. Vamos ter que olhar o que uma indústria faz em comparação com outra para ter certeza que estamos fazendo as melhores escolhas”, afirma.

Sustentabilidade foi um dos principais tópicos discutidos na Automation Fair. Realizada pela primeira vez em Boston, a feira reuniu cerca de 10 mil pessoas em quatro dias de evento, incluindo uma delegação brasileira de quase 200 representantes da indústria nacional. Soluções de sustentabilidade da Rockwell Automation apresentadas no evento incluem sistemas e dispositivos inteligentes, que coletam e analisam dados em tempo real direto do chão de fábrica.

Para atingir as metas de sustentabilidade, a indústria global tem apostado no uso da tecnologia em diferentes frentes. Segundo o diretor na petrolífera norte-americana OXY, ​​Ashraf Wardeh, a empresa tem como objetivo zerar suas emissões de gás carbônico até 2040. Para isso, tem investido em uma nova tecnologia para mitigar a emissão de CO2. “Nós estamos trabalhando na gestão de carbono, e vai ser algo grande. Eu já estou na empresa há 29 anos, e os últimos dois anos foram os mais empolgantes para mim. Nós estamos construindo algo que basicamente vai capturar o CO2 do ar e depois aterrá-lo”, explica.

Outra nova fronteira do desenvolvimento tecnológico para sustentabilidade industrial é o hidrogênio verde. De acordo com o vice-presidente de operações e tecnologia da Avid Solutions, Gordon Bordelon, o potencial da solução para reduzir as emissões de gases poluentes tem atraído a atenção do setor industrial ao redor do mundo. “Estamos vendo esse impulso vindo de várias indústrias para o hidrogênio verde, que é produzido a partir de fontes renováveis e pode ser utilizado como insumo em diferentes processos químicos, para a mobilidade, para a geração de energia, além várias outras aplicações. É uma espécie de cadeia alimentar de carbono zero” explica Bordelon.

Ao redor do mundo, a Rockwell Automation é uma das grandes parceiras do setor industrial para o cumprimento de metas de sustentabilidade, com serviços voltados para gestão de energia industrial, soluções ambientais e de segurança industrial para operações mais eficientes e limpas.

Sobre a Rockwell Automation
Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse o link.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo