Imagem de Midjourney
A pesquisa Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR) apurados pela Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta crescimento dos gastos em supermercados e restaurantes de 21% e 15,5%, respectivamente, se comparados dezembro de 2023 e dezembro de 2024.
No caso dos supermercados, o acumulado do ICS, contrapondo-se ao desempenho acumulado de janeiro a dezembro de 2023 e de 2024, mostra que as transações em supermercados cresceram 12,6%, em volume (número real de transações), e 21,0% em valor (ou faturamento dos estabelecimentos). O valor médio por transação, por sua vez, encerrou o ano com um crescimento de 7,4% em relação à média do último mês de 2023. Em relação aos restaurantes, o ICR mostrou que esses locais registraram uma elevação acumulada de 5,8% no número de transações de janeiro a dezembro de 2024, além de uma alta de 15,5% no valor transacionado em dezembro de 2023 e no mesmo mês de 2024. O valor médio por transação cresceu 9,2% no ano.
Índice de Consumo em Supermercados (ICS)
Índice de Consumo em Restaurantes (ICR)
ELABORAÇÃO: FIPE, COM BASE EM DADOS DA ALELO E IBGE. NOTAS: (*) VARIAÇÕES DOS ÍNDICES DE CONSUMO COM AJUSTE SAZONAL. (**) VARIAÇÕES CALCULADAS EM RELAÇÃO O MESMO PERÍODO DO ANO ANTERIOR.
Consumo com cartões de benefícios de alimentação e refeição
Após dois meses de alta consecutiva, o número de transações com benefício alimentação em supermercados, medido pelo Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou queda de 2,5% no comparativo de consumo entre novembro e dezembro de 2024. Porém, se aferirmos dezembro de 2024 e 2023, observa-se alta de 5,8% e, no acumulado entre janeiro e dezembro de 2024, crescimento de 12,6% nessa modalidade de consumo.
O Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) também registrou queda de 3,9% entre novembro e dezembro de 2024. Porém, houve crescimento de 4,3% no comparativo entre dezembro deste ano e do ano passado, além de alta de 5,8% no acumulado entre janeiro e dezembro de 2024.
Embora os resultados mensais tenham exibido retração do consumo entre novembro e dezembro de 2024, cessando a sequência de crescimento iniciada em outubro, é provável que o efeito do calendário de dezembro (Natal e Reveillon) tenha contribuído negativamente para o movimento no varejo alimentício e também em bares e restaurantes, uma vez que isso implica uma redução importante no número de dias úteis, especialmente na última quinzena do mês (muitos estabelecimentos em regiões que concentram postos de trabalho e elevado fluxo de trabalhadores, inclusive, entram em recesso durante esse período). Tal redução, aliada aos deslocamentos comuns das famílias no período, tendem a reduzir os gastos em categorias mais rotineiras, entre as quais justamente os supermercados, bares e restaurantes.
Por outro lado, analisando-se os resultados entre dezembro de 2023 e 2024, assim como o acumulado anual entre os dois anos, é inegável reconhecer que os dois segmentos encerraram 2024 com uma situação econômica muito mais favorável, que pode ser atribuída ao crescimento econômico e indicadores favoráveis no mercado de trabalho, ainda considerando-se o patamar historicamente baixo da taxa de desocupação, de 6,1%, de acordo com a medição da Pnad Contínua e tido como o menor da história, e a melhora na remuneração do trabalho, também mensurado pela Pnad e com valor médio de R$ 3.279,00, atingidos em outubro de 2024.
*Levantamento desenvolvidos para acompanhar, respectivamente, o comportamento das transações em estabelecimentos como; e os gastos com refeições prontas em restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, serviços de entrega (delivery), retirada em balcão e para viagem.
O Podemos realizou, hoje (09/12), em Curitiba, um grande encontro político que marcou a consolidação da sigla…
A rota inicial levará os passageiros entre o Terminal São Roque, em Piraquara, e o…
O prefeito Eduardo Pimentel participou da viagem inaugural da Maria Fumaça do Natal que vai percorreu, até…
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta terça-feira (09) do início da operação…
A programação conta com lançamentos de livros, apresentação musical e sarau, além de atividades voltadas…