O Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da América Latina, chega aos ônibus da capital paranaense através de uma campanha busdoor. A ação visa ampliar o engajamento da população na coleta de tampas plásticas, incentivando a participação ativa dos curitibanos em prol da sustentabilidade econômica, social e ambiental.
A campanha foi lançada neste ano, marcando a expansão do Tampinha Legal no Paraná. Por meio da divulgação em ônibus, a iniciativa busca alcançar mais pessoas, reforçando a importância do descarte correto de tampas plásticas e promovendo a conscientização sobre o impacto positivo que pequenos gestos podem gerar no meio ambiente.
A gerente do Instituto SustenPlást, Simara Souza, ressalta a relevância da campanha: “O Paraná tem se destacado em práticas sustentáveis, e trazer o Tampinha Legal para o Estado é um passo importante para seguir aumentando os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos. A campanha busdoor tem o intuito tanto de aumentar o engajamento da sociedade, como divulgar para as entidades assistenciais a existência do Tampinha Legal no estado do Paraná”, destacou Simara.
Além de estimular o descarte correto, o programa tem um impacto social direto. As tampas plásticas recolhidas são destinadas a projetos sociais, gerando recursos financeiros para as entidades assistenciais participantes do programa e promovendo a inclusão social.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma. Através de ações modificadoras de comportamento de massa, aumenta os níveis de esclarecimento quanto ao material plástico e seu destino adequado, proporcionando que a economia circular ocorra na prática. Todos os segmentos da sociedade são convidados a recolher tampas plásticas e destiná-las para entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no Tampinha Legal, que busca a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. No segundo semestre de 2024 ultrapassou R$4 milhões de reais destinados 100% para as entidades assistenciais participantes. No Núcleo Porto Alegre/RS, ocorre o projeto piloto do Copinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destina os recursos obtidos com a venda dos descartáveis plásticos (copos, pratos e talheres) para as entidades assistenciais participantes. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Bahia. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc. Também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.
Eleita uma das dez cidades mais recomendadas para se visitar em 2025 pela Lonely Planet, referência…
Brasil, 12 de dezembro de 2024: Rock in Rio e The Town anunciam uma contribuição valiosa…
Após uma queda causada por diversos eventos climáticos, o mercado de máquinas agrícolas no Brasil…
A Siemens Digital Industries Software está comemorando o 20º aniversário da sua colaboração com a…
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal deve votar, nesta quarta-feira (11/12), o…
Campo Mourão, dezembro de 2024 - A cidade de Campo Mourão, localizada Centro-Oeste do Paraná,…