Empreendedorismo

Tecnologia da Honeywell vai ajudar ENEOS no transporte de Hidrogênio Líquido

Empresa de energia japonesa vai utilizar solução que permite uma forma mais eficiente e segura de enviar e armazenar o combustível utilizando a infraestrutura existente

São Paulo, 27 de fevereiro de 2024 – A Honeywell acaba de anunciar que a ENEOS, uma empresa líder em energia no Japão, usará tecnologia da companhia para desenvolver o primeiro projeto de transportador de hidrogênio orgânico líquido (LOHC) em escala comercial do mundo.

Inovadora, a solução permite o transporte de hidrogênio limpo a longas distâncias, contribuindo para atender às demandas de uso do combustível e os requisitos de segurança em diversos setores, aproveitando também os ativos e infraestruturas de refinação existentes.  Esse projeto da Honeywell está alinhado com as três megatendências estratégicas da companhia: automação, o futuro da aviação e transição energética.

“Além de funcionar como um transporte de longa distância mais econômico, o nosso transportador de Hidrogénio Orgânico Líquido fornece um método de correspondência mais eficiente entre a oferta e a procura internacional do combustível, que permite que desempenhe um papel crucial no mix energético, à medida em que avançamos em direção a economias de baixo carbono,” disse José Fernandes, Pesidente da Honeywell para a América Latina e vice-presidente da área de Soluções de Energia e Sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês). “Ao fornecer soluções para ajudar a superar os desafios do transporte de hidrogênio, a Honeywell apoia a ENEOS na transição para um futuro movido a hidrogênio.”

Este é um dos vários projetos de transporte de hidrogênio nos quais a Honeywell e a ENEOS colaboram. Na solução Honeywell LOHC, o gás hidrogênio é combinado quimicamente por meio do processo de Hidrogenação de Tolueno Honeywell em metilciclohexano (MCH) – um transportador líquido conveniente – compatível com a infraestrutura existente. O combustível nestes locais será exportado – da mesma forma que os produtos petroquímicos – para a ENEOS, no Japão, na forma de MCH. Uma vez no destino, o hidrogênio será recuperado pelo processo de Desidrogenação Honeywell MCH e liberado para uso, enquanto o tolueno poderá ser devolvido para ciclos adicionais.

Espera-se que o hidrogênio desempenhe um papel crítico na redução da emissão de gases com efeito estufa. Em condições normais, é um gás inflamável de baixa densidade e não pode ser transportado de forma eficiente ou segura. As soluções atuais disponíveis para o transporte de hidrogênio incluem a sua liquefação e a utilização de transportadores químicos, como a amônia, cada um dos quais requer infraestruturas adicionais para produzi-lo e transportá-lo.

Sobre a Honeywell

A Honeywell é uma empresa integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma de software integrada Honeywell Connected Enterprise. Como parceiro de confiança, ajudamos as empresas a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis por meio dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável. Para mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom

Redação JBA Notícias

Recent Posts

“Prêmio de Comunicação NaMoral – Jovens Talentos” tem premiação de até R$ 25 mil, com campanhas e produtos veiculados

Ferramenta muito poderosa, a criatividade pode ter um papel fundamental para promover a integridade e…

3 minutos ago

Turismo: alta do dólar pode pressionar preços e dificultar viagens domésticas

Apesar do recuo nos últimos dias, a alta do dólar, que atingiu o seu maior…

45 minutos ago

Público do Festival Gastronômico de Pomerode cresce 10% nos primeiros quatro dias

Mais de 6,3 mil pessoas participaram do 18º Festival Gastronômico de Pomerode de quinta-feira a…

51 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

57 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

1 hora ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

1 hora ago