Do planejamento e desenvolvimento às operações otimizadas, a tecnologia Siemens permitirá a realização da Siemensstadt Square, um distrito urbano sustentável do futuro em Berlim. Abrangendo uma área de 76 hectares, a pedra fundamental deste projeto de reurbanização urbana foi lançada no dia 25 de junho, representando um investimento de € 4,5 bilhões. Por meio de colaboração com vários parceiros, a Siemens ajudará a transformar o local industrial de mais de 100 anos em Berlim Spandau em um distrito urbano inclusivo, composto por produção, pesquisa, aprendizado e moradia em um só lugar.
Combinando os mundos real e digital, a tecnologia Siemens formará a espinha dorsal do novo bairro. A tecnologia inteligente de gêmeo digital está no coração do planejamento, otimização e operação da infraestrutura urbana, que compreenderá tudo, desde o fornecimento de energia renovável até a gestão de edifícios sustentáveis.
Ao construir gradualmente uma imagem digital do futuro bairro, os dados de planejamento urbano, construção e infraestrutura podem ser usados de forma multidimensional e ao longo do ciclo de vida do distrito da cidade de uma maneira mais eficiente, agregando maior valor e otimizando resultados sustentáveis. Esta tecnologia inteligente também torna possível identificar desafios em um estágio inicial e desenvolver soluções eficientes de maneira direcionada.
“O Siemensstadt Square é um modelo de como o desenvolvimento urbano pode ser moldado com sucesso em todo o mundo e um modelo para a transformação sustentável de antigas zonas industriais.” comentou Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.
“Estamos muito orgulhosos de estar implementando uma ampla gama de tecnologia Siemens em infraestrutura, indústria e transporte dentro do distrito. Este é um exemplo real de como estamos usando a tecnologia para transformar verdadeiramente o cotidiano para cada uma das 35.000 pessoas que viverão e trabalharão na Siemensstadt Square.”
Transformando edifícios em ativos inteligentes, eficientes e sustentáveis
Siemensstadt Square demonstra como produtos digitais podem ser usados para modernizar e reformar a infraestrutura existente. Além da tecnologia de gêmeo digital, o Building X 360° Viewer, serve como uma ferramenta colaborativa usando representações virtuais de edifícios para planejar reformas no estoque de edifícios existentes. O Building X é uma plataforma de edifícios digitais que ajuda os clientes a digitalizarem, gerenciar e otimizar suas operações de edifícios. Faz parte do Siemens Xcelerator, uma plataforma de negócios digital aberta que permite aos clientes acelerarem sua transformação digital de maneira mais fácil, rápida e em escala.
Ao mesmo tempo, olhando para o futuro e o desenvolvimento de novos edifícios de escritórios planejados para 2027, soluções digitais complementares, Building X Energy Manager e o sistema integrado de gerenciamento de edifícios no local, Desigo CC criam a base para operações de edifícios otimizadas.
Utilizando insights de Inteligência Artificial (IA), o aplicativo Building X Energy Manager pode ser usado para monitorar, analisar e otimizar o consumo de energia, custo e pegada de carbono do portfólio de edifícios e pode proporcionar economia de energia de até 30 por cento. Enquanto isso, o Desigo CC permite o monitoramento central e controle eficiente das operações de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC) do edifício.
Uso eficiente e renovável de energia para um futuro neutro em carbono
O Energy Digital Twin da Siemens Smart Infrastructure também foi testado para simular o consumo de energia das futuras fases na Siemensstadt Square, que serão realizadas em etapas até 2035.
Garantindo que toda essa energia venha de fontes renováveis, a Siemens está trabalhando em colaboração com a Berliner Wasserbetriebe e um fornecedor de energia local, para desenvolver o maior trocador de calor de águas residuais de seu tipo na Europa. Em combinação com bombas de calor, este sistema fornecerá ao distrito aquecimento e resfriamento 100% neutros em CO2, com a eletricidade necessária para isso gerada 100% a partir de energias renováveis.
Eletrificando o transporte para mobilidade livre de emissões
A Siemens não está apenas transformando como as pessoas vivem e trabalham dentro da Siemensstadt, mas também como se movem. O transporte público, a caminhabilidade e a facilidade da circulação de bicicletas são o foco central da estratégia de mobilidade sustentável para o distrito.
Este conceito de bairro sustentável inclui e-mobilidade, com até 50% dos espaços de estacionamento destinados a serem equipados com pontos de carregamento elétrico de todo o portfólio Siemens.
Matthias Rebellius conclui: “Este projeto oferece um caminho claro para outras metrópoles ao redor do mundo que enfrentam desafios semelhantes de como se modernizar de maneira sustentável. Ele prova que, combinando os mundos real e digital, o desenvolvimento urbano sustentável é possível mesmo em estruturas historicamente crescidas – a tecnologia existe e na Siemensstadt Square teremos um exemplo real para todos experimentarem em primeira mão.
A população curitibana passa a pagar meia tarifa (R$ 3) nas linhas de ônibus urbanas…
O Governo Federal garantiu a oferta de imunizantes nos últimos meses e assegurou a proteção…
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, será o ponto de…
Pensando no calendário de feriados e pontos facultativos, o setor de alimentação fora do lar…
O verão em Florianópolis ganhou um brilho especial com a chegada do Mirage Circus, que…
Contribuintes que desejam aderir ao Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para…