fbpx
Empreendedorismo

Tecnologia no trânsito salva vidas

Mais uma vez a tecnologia de ponta salva uma vida com alertas que avisam sobre uma possível colisão e fornecem instruções do que fazer para diminuir o impacto. Ao retornar para casa após um dia de trabalho, Denis Silva passou por uma péssima experiência no anel rodoviário que circunda a região central de São Paulo, Rodoanel. Caso o veículo de Silva não fosse amparado por tecnologias disponíveis para prevenção e mitigação de acidentes, a colisão poderia ter sido fatal.

Por trocar de faixa sem sinalizar a manobra, uma carreta graneleira atingiu o veículo de Silva, na lateral, fazendo com que ele perdesse o controle do carro. Após rodar, o veículo posicionou-se na frente da carreta ainda em movimento, arrastando-o por alguns metros.

Quando ambos veículos pararam, enquanto Denis assimilava a situação com dores, escoriações, o susto da pancada e muitos danos materiais, o motorista da carreta se evadiu do local sem prestar socorro.

Essa, infelizmente, é uma situação recorrente nas estradas do mundo. De acordo com os últimos dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), apenas em 2020 no Brasil, foram registradas 28.995 mortes em decorrência de incidentes viários.

Diante disso, Silva que é gerente de desenvolvimento de produtos na Pointer by PowerFleet Brasil, líder em soluções para frotas, pondera “como há algum tempo utilizo o carro da empresa que dispõe de tecnologias para prevenção de acidentes, entendo que sobrevivi graças a essas soluções, tanto no momento como com o que aprendi anteriormente”.

Uma das tecnologias, segundo Silva, foi fundamental “o Pointer View, que emite alertas para pedestres, mudanças de faixa sem seta e possíveis colisões, me mostrou que a carreta estava vindo em minha direção de forma insegura. Então, consegui reduzir ainda mais minha velocidade, evitando que o impacto e projeção do veículo para os lados fosse ainda maior”. “Salvou minha vida”, diz.

Ainda de acordo com o especialista, outras tecnologias foram essenciais para sua condução, como o caso do Driver Feedback Device, que funciona como um coach de direção em tempo real. “Por causa desta solução me condicionei a dirigir de forma mais segura e sem ultrapassar limites de velocidade, por exemplo.”

As ferramentas também o auxiliaram após o acidente, já que câmeras acopladas ao veículo não só registraram a placa da carreta, como também o ajudaram a reconstruir os detalhes do impacto com imagens de 20 segundos antes e depois da colisão, “o que chamamos de caixa preta reportou as autoridades minha velocidade, frenagem e meu comportamento durante a ocorrência”.

Silva conclui que independente do motivo de você estar nas estradas, seja a trabalho ou por motivos pessoais, a principal ideia é quando combinamos tecnologia e trânsito, todos podemos ser melhores, seguir as regras e agir corretamente para ajudar a salvar vidas.

Denis Silva é gerente de desenvolvimento de produtos na Pointer by PowerFleet Brasil, líder em soluções para frotas. Expert em experiência do cliente, atua na área de tecnologia há mais de 12 anos. Constrói uma base sólida de conhecimento e estratégia na mobilidade com mentalidade inovadora, telemática e IoT

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo