Terceira turma do Ford conclui o programa de capacitação profissional em tecnologia
O programa que capacita pessoas de baixa renda para trabalhar na área de tecnologia da informação já beneficiou 200 alunos
Ford promoveu a formatura da terceira turma do Ford , programa de responsabilidade social que capacita pessoas de baixa renda para trabalhar na área de tecnologia da informação. O evento ocorreu na sede da empresa em São Paulo, com a presença de executivos e convidados.
O Ford é uma iniciativa social da Ford e da Ford Philanthopy, braço filantrópico da empresa, em parceria com o SENAI-SP. Lançado no ano passado, ele já beneficiou 200 alunos, sendo que das duas primeiras turmas 50% estão empregados, alguns na própria Ford.
O curso de programação para “front-end” – desenvolvimento de projetos para aplicação na web – é totalmente gratuito e não exige conhecimento prévio em tecnologia. São 440 horas de conteúdo e a jornada completa de aprendizado inclui também inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras, além de ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico, assistência social e apoio na preparação para entrevistas de emprego.
Oportunidade
“É uma satisfação ver que o Ford está cumprindo o seu propósito de capacitar pessoas para o mercado de tecnologia, que oferece muitas oportunidades e projeta um déficit de mais de 500 mil profissionais em 2025. E o mais importante é que ele está transformando vidas, abrindo novos caminhos para o desenvolvimento profissional e social dos alunos por meio da educação”, diz Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford América do Sul.
Segundo ela, a grande procura registrada no programa, com mais de 9.000 inscritos nas três turmas, comprova a relevância dessa iniciativa. O seu sucesso também motivou a empresa a expandi-lo para outros países da América do Sul, com o lançamento na Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Hellen Silva, uma das formandas, vai iniciar em agosto sua trajetória na área de TI da Ford e deu um depoimento sobre a importância do curso na sua formação.
“O Ford mudou minha trajetória. Quem vem da periferia, como eu, às vezes não tem muitas oportunidades. Mesmo tendo que estudar e trabalhar durante a semana, todos os sábados eu ia para o curso muito feliz”, conta. “Foi essa oportunidade que me motivou a estudar para o vestibular sozinha e consegui uma bolsa 100% em uma excelente faculdade de tecnologia em São Paulo. Eu não aprendi apenas a programar e fazer sites, mas sim uma profissão, a ser crítica e desenvolver habilidades que nem sabia que era capaz.”
Projetos sociais
A responsabilidade social é um dos pilares da política corporativa da Ford, com foco em três principais frentes: educação para o futuro do trabalho, serviços essenciais e empreendedorismo. Há mais de sete décadas, a empresa conduz iniciativas em todo o mundo por meio da Ford Philanthopy e já investiu mais de US$ 2,3 bilhões em programas sociais. O Ford é um exemplo de ação na frente de educação, que busca capacitar pessoas para alcançar o seu máximo potencial e contribuir para a construção de um mundo melhor, mais justo e seguro.
Outro projeto recente realizado pela Ford no Brasil é o SOS Rio Grande do Sul, que além de arrecadar donativos e promover o voluntariado dos colaboradores, incluiu o empréstimo de carros para o auxílio aos desabrigados. Na área de empreendedorismo social, a Ford Philanthopy também colabora com o Enactus por meio do “Ford College Community Challenge”, programa que incentiva estudantes universitários a criar soluções inovadoras para os problemas das comunidades no Brasil.
(17/07/2024)
Imprensa Ford
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan, que está comprometida em ajudar a construir um mundo melhor, onde cada pessoa seja livre para se mover e buscar os seus sonhos. O plano Ford+ da empresa para o crescimento e criação de valor combina suas forças existentes, novas capacidades e o relacionamento sempre ativo com os clientes para enriquecer suas experiências e aprofundar sua lealdade. A empresa desenvolve e fornece picapes, utilitários esportivos, vans e veículos comerciais inovadores da Ford e veículos de luxo da Lincoln, além de serviços conectados. A empresa faz isso por meio de três segmentos de negócios centrados no cliente: Ford Blue, projetando veículos icônicos a gasolina e híbridos; Ford Model e, inventando veículos elétricos inovadores junto com software integrado para trazer experiências digitais excepcionais para todos os clientes; e Ford Pro, ajudando clientes comerciais a transformar e expandir seus negócios com veículos e serviços projetados para as suas necessidades. Além disso, a Ford fornece serviços financeiros por meio da Ford Motor Credit Company. A Ford emprega cerca de 177.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações sobre a empresa e seus produtos e serviços no Brasil, visite o site Link.
Sobre a Ford Philanthropy
A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Para mais informações, fordphilanthropy.org ou junte-se a nós em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.