TJD libera jogos do Athletico Paranaense para mulheres, crianças e PCDs
O Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) liberou a Arena da Baixada para receber mulheres, crianças e Pessoas com Deficiência (PcDs) em dois dos três primeiros jogos do Athletico Paranaense como mandante no Campeonato Paranaense.
As confusões no Atletiba de fevereiro do ano passado provocaram a perda de três mandos de campo, com jogos a portões fechados.
O Athletico pediu que o TJD-PR liberasse o estádio apenas para mulheres e crianças, sem a cobrança de ingressos e sem a presença de homens, da mesma forma que ocorreu no ano passado.
Em 2022, o clube paranaense foi punido com a perda de dois mandos de campo, também por episódios de violência.
A pena foi cumprida nas primeiras rodadas do Paranaense de 2023. Na ocasião, o TJD-PR concordou em liberar para mulheres e crianças.
O resultado surpreendeu e os jogos registraram 32.031 torcedores (contra o Maringá) e 37.198 (contra o Foz).
Em 2024, as três partidas com restrição de torcida serão contra Maringá (24 de janeiro), Galo Maringá (27 de janeiro) e PSTC (3 de fevereiro).
Ainda serão definidos quais os dois jogos apenas para mulheres (de qualquer idade), crianças de até 12 anos e Pessoas Com Deficiências (PCDs, acompanhado apenas por mulheres e com lugar marcado).
Um dos jogos terá exclusivamente idosos acima de 60 anos (homens e mulheres), além de Pessoas Com Deficiências (PCDs com lugar marcado).
A entrada no estádio será a doação de um quilo de alimento não perecível que será doado para o Banco de Alimentos de Curitiba.
Alunos da rede pública (até 12 anos de idade) e alunos da APAE (sem limite de idade) serão convidados para estarem no estádio, ou seja, sem a necessidade do ingresso solidário.
A decisão é válida para os jogos contra: Maringá (dia 24 de janeiro, às 19h, pela terceira rodada), Galo Maringá (dia 27 de janeiro, às 18h30, pela quarta rodada) e PSTC (dia 3 de fevereiro, às 18h30, pela sexta rodada).
Cabe ao Athletico a definição (e divulgação) de quais partidas receberá determinado público.
O primeiro jogo do Athletico na Arena com cobrança de ingresso e sem restrição de torcida será em 7 de fevereiro, contra o Cascavel, pela 7ª rodada.