Na terça-feira, (7) aproximadamente 50 torcedoras de times da capital e de outros estados estiveram na Câmara Municipal de Curitiba para uma reunião aberta em que trouxeram sugestões e relataram situações vividas em estádios. O objetivo do encontro, promovido pela procuradora da mulher e vereadora Maria Leticia (PV), é a criação conjunta de um projeto de lei que estabelece parâmetros de segurança para as mulheres em estádios, criando mecanismos de combate à violência física e à importunação sexual.
Entre as muitas sugestões levantadas na reunião, estão a capacitação das equipes de funcionários dos estádios, a instalação de câmeras nas saídas de banheiros, filas de bares e escadarias, e o envolvimento e comprometimento das diretorias dos clubes, federações e confederações para seguir protocolos de segurança e punir agressores.
“Nós queremos punição para quem desrespeita as mulheres, mas principalmente antes da punição, nós queremos que a violência ou a importunação não aconteça”, comenta uma das torcedoras.
As torcedoras falaram também sobre a importância de envolver toda sociedade nessa discussão, convidando os homens a participar. Para a vereadora Maria Leticia, o próximo passo é reunir todos os envolvidos nos jogos, como Polícia Militar, Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (DEMAFE), diretoria de clubes, diretores de torcidas organizadas, para apresentar as propostas e cobrar providências. “Estamos em contato com representantes de torcidas desde 2020 para a criação desse projeto de lei. Essa reunião aberta foi muito produtiva e uniu torcidas que são rivais em campo, mas que na sociedade só querem respeito para torcer em paz. Vamos avançar nesse assunto, não dá mais para tolerar a violência”, completa a vereadora.
O projeto de lei debatido no encontro segue aberto a sugestões. Quem quiser participar pode entrar em contato com a vereadora Maria Leticia, pelas redes sociais ou pelo telefone (41) 99165-0043.
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…
Pinhais segue reforçando a sua “veia empresarial” e atraindo cada vez mais empresas para o…