Toyota do Brasil comemora liderança em eletrificados com 60 mil híbridos flex vendidos
Marca estima que volume corresponda a 16,8 mil toneladas de CO2 evitadas na atmosfera a partir de modelos que não dependem de infraestrutura externa, pois se auto recarregam
A Toyota do Brasil foi a pioneira no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, apresentando o primeiro protótipo sobre a plataforma de um modelo Prius – o primeiro veículo híbrido comercializado no País desde 2013.
O desenvolvimento da tecnologia é o resultado do esforço para encontrar uma sintonia entre três motores, que atuam de forma integrada. O motor a combustão é alimentado por gasolina ou etanol. Um dos motores elétricos trabalha como gerador de energia para a bateria sempre que o motorista aciona o freio, desacelera o carro ou recebe carga do próprio motor a combustão. E o segundo motor elétrico trabalha como propulsor, movendo o veículo de forma suave e silenciosa em baixas velocidades, ou ainda auxiliando o motor a combustão quando precisa de mais força.
Em 2019, a marca apresentou oficialmente o primeiro veículo híbrido flex do mundo, o Corolla híbrido flex. . Desde então, a companhia ultrapassou a marca de mais de 32 mil unidades vendidas do sedã nesta versão.
Em 2021, a Toyota ampliou sua linha de veículos híbridos flex com o lançamento do Corolla Cross, o único SUV híbrido flex fabricado no País. Em dois anos da introdução deste modelo no mercado nacional, já foram quase 30 mil unidades comercializadas.
Os híbridos flex foram desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro e são produzidos em nossas fábricas locais (Indaiatuba/SP e Sorocaba/SP), com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos brasileira.A Toyota acredita que esta tecnologia é a solução mais adequada para o cenário nacional atual, pois colabora diretamente com a cadeia de valor, na geração de empregos e renda, além de fortalecer a indústria automotiva nacional e o etanol, tecnologia limpa e renovável, como combustível que emite a menor quantidade de CO2 considerando todo o seu ciclo de vida, do poço à roda.
“Temos um compromisso de oferecer opções de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Por isso, estamos orgulhosos em alcançar essa marca expressiva. O Brasil pode ser protagonista mundial na descarbonização, ao mesmo tempo que promove desenvolvimento social e econômico. E os híbridos flex destacam a importância fundamental do etanol brasileiro nesse caminho”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Movimento do mercado
O aumento das vendas de veículos eletrificados é evidente ano após ano, e a Toyota está avançando em sintonia com esse movimento. Atualmente a marca detém 48% de Market share das vendas gerais entre os veículos eletrificados e oferece no mercado brasileiro 10 modelos entre híbridos e os híbridos flex. Somados, já são quase 74 mil unidades comercializadas entre todos os modelos eletrificados oferecidos pela companhia.
A empresa vê com satisfação a adesão de outras montadoras à tecnologia híbrida, da qual foi pioneira em 1997 quando lançou o primeiro veículo híbrido do mundo – uma resposta às preocupações ambientais aliadas às necessidades dos clientes e se tornou uma referência em inovação.
“A tecnologia híbrida abriu caminhos e tem influenciado até hoje, o desenvolvimento de novos veículos. Continuaremos investindo em inovação e antecipando novas soluções de mobilidade para um futuro sustentável”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Investimento
Em um anúncio recente, a Toyota divulgou um investimento de R$1,7 bilhão destinado à produção de um terceiro modelo híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba (SP). O novo modelo compacto híbrido flex se juntará ao Corolla Cross (produzido na unidade de Sorocaba/SP) e ao Corolla Sedã (produzido em Indaiatuba/SP) na estratégia da companhia de ampliar as opções de veículos eletrificados que contribuam com a descarbonização do Brasil. O motor híbrido flex será produzido na planta de motores em Porto Feliz.
“Esse investimento reforça o compromisso contínuo da Toyota com o País, além de evidenciar a confiança da empresa na demanda crescente por veículos sustentáveis no mercado brasileiro”, completa o executivo.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
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