fbpx
Empreendedorismo

Toyota do Brasil comemora liderança em eletrificados com 60 mil híbridos flex vendidos

Marca estima que volume corresponda a 16,8 mil toneladas de CO2 evitadas na atmosfera a partir de modelos que não dependem de infraestrutura externa, pois se auto recarregam

​​A Toyota do Brasil foi a pioneira no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex, apresentando o primeiro protótipo sobre a plataforma de um modelo Prius – o primeiro veículo híbrido comercializado no País desde 2013.

O desenvolvimento da tecnologia é o resultado do esforço para encontrar uma sintonia entre três motores, que atuam de forma integrada. O motor a combustão é alimentado por gasolina ou etanol. Um dos motores elétricos trabalha como gerador de energia para a bateria sempre que o motorista aciona o freio, desacelera o carro ou recebe carga do próprio motor a combustão. E o segundo motor elétrico trabalha como propulsor, movendo o veículo de forma suave e silenciosa em baixas velocidades, ou ainda auxiliando o motor a combustão quando precisa de mais força.

Em 2019, a marca apresentou oficialmente o primeiro veículo híbrido flex do mundo​, o Corolla híbrido flex. . Desde então, a companhia ultrapassou a marca de mais de 32 mil unidades vendidas do sedã nesta versão.

Em 2021, a Toyota ampliou sua linha de veículos híbridos flex com o lançamento do Corolla Cross, o único SUV híbrido flex fabricado no País. Em dois anos da introdução deste modelo no mercado nacional, já foram quase 30 mil unidades comercializadas.

Em quatro anos, o total de vendas de veículos híbridos flex corresponde a 16 mil toneladas de CO2 evitadas na atmosfera
Em quatro anos, o total de vendas de veículos híbridos flex corresponde a 16 mil toneladas de CO2 evitadas na atmosfera

Os híbridos flex foram desenvolvidos com exclusividade para o mercado brasileiro e são produzidos em nossas fábricas locais (Indaiatuba/SP e Sorocaba/SP), com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos brasileira.A Toyota acredita que esta tecnologia é a solução mais adequada para o cenário nacional atual, pois colabora diretamente com a cadeia de valor, na geração de empregos e renda, além de fortalecer a indústria automotiva nacional e o etanol, tecnologia limpa e renovável, como combustível que emite a menor quantidade de CO2 considerando todo o seu ciclo de vida, do poço à roda.

“Temos um compromisso de oferecer opções de mobilidade sustentáveis e de alta qualidade aos consumidores brasileiros. Por isso, estamos orgulhosos em alcançar essa marca expressiva. O Brasil pode ser protagonista mundial na descarbonização, ao mesmo tempo que promove desenvolvimento social e econômico. E os híbridos flex destacam a importância fundamental do etanol brasileiro nesse caminho”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Movimento do mercado

O aumento das vendas de veículos eletrificados é evidente ano após ano, e a Toyota está avançando em sintonia com esse movimento. Atualmente a marca detém 48% de Market share das vendas gerais entre os veículos eletrificados e oferece no mercado brasileiro 10 modelos entre híbridos e os híbridos flex. Somados, já são quase 74 mil unidades comercializadas entre todos os modelos eletrificados oferecidos pela companhia.

A empresa vê com satisfação a adesão de outras montadoras à tecnologia híbrida, da qual foi pioneira em 1997 quando lançou o primeiro veículo híbrido do mundo – uma resposta às preocupações ambientais aliadas às necessidades dos clientes e se tornou uma referência em inovação.

“A tecnologia híbrida abriu caminhos e tem influenciado até hoje, o desenvolvimento de novos veículos.​ Continuaremos investindo em inovação e antecipando novas soluções de mobilidade para um futuro sustentável”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

Investimento

Em um anúncio recente, a Toyota divulgou um investimento de R$1,7 bilhão destinado à produção de um terceiro modelo híbrido flex em sua fábrica de Sorocaba (SP). O novo modelo compacto híbrido flex se juntará ao Corolla Cross (produzido na unidade de Sorocaba/SP) e ao Corolla Sedã (produzido em Indaiatuba/SP) na estratégia da companhia de ampliar as opções de veículos eletrificados que contribuam com a descarbonização do Brasil. O motor híbrido flex será produzido na planta de motores em Porto Feliz.

“Esse investimento reforça o compromisso contínuo da Toyota com o País, além de evidenciar a confiança da empresa na demanda crescente por veículos sustentáveis no mercado brasileiro”, completa o executivo.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A divulgação deste material colabora diretamente para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)ONU:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo