A Toyota do Brasil confirma sua liderança entre as montadoras com o maior volume de exportações de veículos no primeiro semestre deste ano, com 49.241 unidades. Os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross, fabricados em Sorocaba, bem como o sedã Corolla de Indaiatuba, compõem o portfólio de exportações da montadora, destacando a competitividade global do parque tecnológico e de produção brasileiro.
Segundo Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, o número de exportações traz benefícios para o país, impulsionando a produção e promovendo o crescimento do emprego local. Além disso, as exportações também contribuem para a entrada de divisas estrangeiras, fortalecendo a economia brasileira. “A liderança da Toyota em exportações demonstra a confiança dos mercados da América Latina e do Caribe na empresa, que é considerada uma referência na indústria automobilística internacional”, diz ele.
“Aqui também vale frisar que, ao exportarmos tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos orgulhosos de que nossa tecnologia híbrida flex, uma inovação nascida no Brasil, está sendo reconhecida e adotada em mercados internacionais”, celebra Chang.
A fábrica de motores de Porto Feliz, em São Paulo, desempenha um papel importante nessa liderança. Desde o início de sua operação em fevereiro de 2016, foram produzidos 716 mil motores R-NR para os veículos Etios e Yaris. Em 2019, a fábrica expandiu sua produção com os motores M20A para o Corolla sedã, e em 2021 aumentou o volume de produção para atender à demanda do Corolla Cross, totalizando 280 mil motores M20A produzidos desde então. A fábrica de Porto Feliz também iniciou a exportação dos motores M20A para a América do Norte em setembro de 2022, com 17 mil unidades exportadas até o momento.
Operação sustentável
É essa presença sólida nas exportações e a liderança no setor que garantem à Toyota do Brasil uma gestão mais eficiente diante das flutuações econômicas no Brasil. Independentemente do desempenho do mercado interno, a montadora é capaz de atender às demandas de produção sem sofrer grandes impactos. Essa capacidade permitiu que a montadora mantivesse três turnos de trabalho, mesmo em um mercado nacional com volumes reduzidos. Como explica o presidente, ao atender outros mercados, a empresa amplia seu alcance e reduz possíveis impactos econômicos.
“A Toyota é uma empresa global com uma presença local forte, com um compromisso além das nossas operações domésticas. Estamos aqui para gerar valor para o Brasil, reafirmando nosso comprometimento como uma empresa que não só gera valor internamente, mas que tem a capacidade e a capilaridade para expandir além das fronteiras. Desta forma, contribuímos para a economia e a tecnologia locais, trazendo benefícios duradouros para o país”, conclui Chang.
Demonstração da tecnologia híbrida flex em outros países
Recentemente a Toyota do Brasil apresentou na Colômbia uma unidade do Corolla Cross hybrid com o intuito de promover o etanol como importante caminho energético neutro em carbono, junto com a avançada tecnologia híbrida flex da Toyota. Essa tecnologia pode contribuir para a autossuficiência do País e para a redução de emissões locais.
“A Colômbia, como a sétima maior produtora de cana-de-açúcar do mundo, está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade e da eficiência energética. Nesse sentido, a tecnologia híbrida da Toyota oferece uma solução altamente vantajosa, pois combina um motor a combustão interna com um motor elétrico, proporcionando maior economia de combustível e redução significativa nas emissões de gases poluentes”, comenta Roberto Braun, diretor de Relações Governamentais e Regulamentação da Toyota do Brasil.
Em outubro do ano passado a Toyota lançou o projeto piloto Hybrid Flex Technology na Índia. Esta iniciativa marca o primeiro passo da Toyota naquele país para promover o etanol como um importante caminho energético neutro em carbono, juntamente com a avançada tecnologia híbrida flex da Toyota.
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