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Empreendedorismo

Tráfego inválido: 3 passos para driblar os bots

VP da TrafficGuard, especialista em eliminar o tráfego inválido de campanhas online, dá orientações para evitar desperdício de verba publicitária

São Paulo, abril de 2023 – Quem investe em anúncios online está constantemente sujeito à fraude, desperdiçando parte da verba de mídia. Fraudadores – com seus métodos cada vez mais sofisticados – tiram proveito ainda maior do budget dos anunciantes em épocas que aquecem o comércio eletrônico, como as datas festivas que estimulam promoções. Mas será que, além de desenvolver as campanhas, os varejistas elaboram também suas táticas para evitar desperdício do investimento com tráfego inválido?

Eduardo Carneiro, VP Latam da TrafficGuard, startup australiana especializada em detectar e prevenir o tráfego inválido em anúncios digitais, dá três dicas de como se preparar para combater os bots e aumentar o ROI (retorno sobre investimento) das campanhas.

“Sem a devida proteção, parte do orçamento de mídia dos anunciantes pode ir pelo ralo.  Bots e fazendas de cliques, disfarçando-se de usuários reais e interagindo com campanhas digitais, aumentam artificialmente o tráfego e as impressões do anúncio, distorcendo os dados reais da campanha, com interações e leads falsos.”

  • O primeiro passo é ficar de olho nos números e ter métricas bem definidas. Observar dados do passado é importante para notar padrões e poder identificar métricas anormais. Tempo de permanência no site baixo, CTRs muito altos ou taxas de rejeição elevadas podem ser indícios de fraudes em progresso.

 

  • A segunda tática é refinar a segmentação de anúncios e definir estruturas de público rígidas. Quanto mais precisamente os profissionais de marketing personalizarem o perfil do seu público-alvo, mais fácil e rápido será detectar atividades incomuns. A segmentação de sites de alta qualidade também é fundamental. Os profissionais de marketing e suas agências podem mitigar isso segmentando um grupo seleto de sites específicos e de alto valor com palavras-chave relevantes. Além de banir domínios e endereços IP suspeitos.

 

  • Outra dica é estudar as fontes de tráfego. Se, por exemplo, uma campanha tiver como alvo compradores do Brasil e uma alta prevalência de tráfego vier de outro lugar, podem ser fraudadores de anúncios provenientes dessa localização geográfica. Os comerciantes de varejo e suas agências também precisam estar atentos aos picos de tráfego durante a temporada de compras. Se as conversões ou outras métricas importantes não estiverem acompanhando o alto volume de tráfego proveniente de mídia paga, pode ser um sinal de atividade fraudulenta ocorrendo.

 

Além de observar todos esses indícios e métricas, é fundamental que os anunciantes contem com uma tecnologia que seja capaz de identificar e prevenir tráfego inválido em tempo real, protegendo o budget e garantindo integridade dos dados de suas campanhas.

Com uma tecnologia que use várias camadas de proteção e combine machine learning e inteligência artificial, é possível detectar até mesmo indícios de novas táticas criadas por fraudadores, permitindo que sejam bloqueadas antes que impactem o orçamento de mídia e comprometam métricas de marketing. “Sabemos que humanamente é impossível realizar a identificação e a exclusão de bots real-time, por isso a necessidade de uma solução que trabalhe automaticamente 24 horas, todos os dias, para a marca”, complementa Carneiro.

A TrafficGuard oferece aos anunciantes um trial gratuito da sua tecnologia de prevenção de fraude e tráfego inválido. Basta acessar o site e realizar o cadastro para experimentar a solução, que pode ser integrada ao Google Ads, redes de afiliados e redes mobile.

A plataforma traz insights como: porcentagem de fraude/tráfego inválido encontrados nas campanhas; qual valor do orçamento está sendo desperdiçado com interações inválidas; fontes de tráfego que estão gerando impressões, cliques ou conversões inválidas; entre outros dados.

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