Transformação de redes críticas é necessária para aproveitar os benefícios das megatendências: Nokia
A digitalização, a inteligência artificial, a automação e a computação quântica são as quatro megatendências que estão transformando as indústrias neste momento.

São Paulo, Brasil – A digitalização, a inteligência artificial, a automação e a computação quântica são as quatro megatendências que estão transformando as indústrias neste momento, disse Chris Johnson, diretor global da Nokia Enterprise, durante sua palestra na Futurecom 2023. Para capturar seus benefícios, é necessário realizar a transformação das redes críticas.
“A transformação digital das empresas e governos é essencial, e seu sucesso depende de redes críticas. As empresas e organizações governamentais precisam aproveitar as ferramentas da era digital para alcançar maior eficiência, agilidade, automação, inteligência e produtividade”, acrescentou ele.
Ele mencionou que as organizações estão atualmente lidando com uma série de desafios, incluindo a escassez de trabalhadores, a necessidade de melhorar a segurança e a consciência da situação, a busca por tornar tudo mais inteligente e o aumento dos custos, criando a necessidade de fazer mais ou realizar mais com menos recursos.
“É por isso que as redes críticas são tão importantes. Elas são diferentes. As redes críticas são redes como nenhuma outra. Vidas e meios de subsistência dependem delas. Elas simplesmente nunca podem falhar. Estamos falando da infraestrutura de rede crítica que garante que as luzes estejam acesas, que nossos trens funcionem de forma suave e segura, que as fábricas operem de forma suave e eficaz, e que os trabalhadores possam trabalhar com segurança e em comunicação constante”, disse Chris Johnson.
Ele mencionou que a digitalização irá acelerar de $2,27 trilhões em 2023 para $8,92 trilhões até 2030 e que todas as tecnologias essenciais da digitalização, como computação em nuvem, big data, IoT, IA, blockchain e cibersegurança, dependem de redes.
“O rápido crescimento da inteligência artificial exige aumentos na potência de computação e na computação de borda e exigirá novas soluções de design para centros de dados. A automação também necessita de redes, como tecnologias de rede fixa e sem fio de alto desempenho que são necessárias para transportar os dados que impulsionam as funções de automação inteligente e análises”, disse Chris Johnson.
Com relação à computação quântica, ele mencionou que ela tem um potencial de inovação exponencial que pode mudar o jogo, mas ao mesmo tempo apresenta um potencial de ameaça cibernética que também pode alterar este panorama, e que a segurança à prova de quantum para todas as redes críticas é fundamental.
Ele acrescentou que a Nokia está ajudando a indústria a tornar seus objetivos de transformação uma realidade, com maior capacidade, eficiência e segurança para operações ferroviárias, marítimas e de aviação, maior conscientização e resposta para operações de defesa e segurança pública, e garantindo operações de energia confiáveis, eficientes, seguras e sustentáveis.
“Mais de 2.600 empresas e organizações do setor público confiam na inovação e no desempenho da Nokia para suas redes. Estamos gratos por trabalhar com eles, pois estão buscando aproveitar o potencial exponencial das redes para alcançar seus objetivos operacionais e preparar seus negócios para os desafios e oportunidades do futuro”, concluiu.
Recursos e informações adicionais
Website: Nokia Enterprise
Website: Nokia Solutions for Industry
Sobre a Nokia
Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a trabalhar em conjunto.
Como líderes em inovação tecnológica para B2B, somos pioneiros na conectividade do futuro, com redes responsivas, analíticas e eficientes, graças ao nosso trabalho em redes móveis, fixas e em Nuvem. Adicionalmente, geramos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, lideradas pelos premiados Nokia Bell Labs.
Em todo o mundo, provedores de telecomunicações, empresas e parceiros confiam na Nokia para entregar redes seguras e confiáveis, trabalhando conosco para criar os serviços digitais e as aplicações do futuro.