De acordo com um levantamento feito pelo Instituto FSB Pesquisa, sete em cada dez líderes empresariais afirmam que a transformação digital é totalmente relevante para os negócios no cenário atual, porém apenas 37% deles entendem que estão preparados para executá-la. Diante desse contexto, a Yapoli, martech referência na gestão de ativos e conteúdos digitais no Brasil, procura ajudar as marcas no processo de utilizarem a tecnologia para facilitar os processos internos, otimização e segurança de materiais das empresas.
Segundo Adalberto Generoso, cofundador e CEO da empresa, a automatização das atividades corporativas é o primeiro passo para estabelecer uma mudança cultural das corporações. “Muitas organizações ainda estão atreladas a crenças de uma era industrial, quando a execução era pontual e máxima, sem espaço para resultados graduais. Hoje, há ferramentas que desfazem essa estrutura e dão mais autonomia para as equipes, possibilitando uma visão mais estratégica”, explica.
Para o executivo, essa linha de atuação do time traz melhorias de processos realizadas em tempo real, alavancando a corporação de um nível iniciante a líder digital. E os benefícios tangíveis são percebidos claramente com economias na refação de materiais perdidos e horas gastas em atividades-meio fora do contexto dos profissionais da área usuária. “Com sistemas de dados integrados, a tomada de decisões dentro de uma marca se torna mais assertiva e condizente com os movimentos do mercado, visto que falhas humanas são eliminadas do seu dia a dia”, ressalta.
Plataformas DAM no topo da transformação digital
A grande maioria das corporações não sabe exatamente em qual ponto está acertando em sua comunicação, fator fundamental para introduzir ou não a empresa na jornada da transformação digital. Dentro dessa lógica, as plataformas DAM, ou gestão de ativos digitais como a da Yapoli, agem centralizando os milhares de arquivos digitais gerados por uma companhia ou agência diariamente e otimizam as interações entre os envolvidos nas suas atividades cotidianas.
A finalidade desta tecnologia é reunir peças, mídias, filmes, documentos, dados e informações em um mesmo lugar, para que os envolvidos nas operações possam acessá-las sem grandes dificuldades. Dessa maneira, os times de marketing, trade marketing, lojas e parceiros conseguem rapidamente buscar o material buscado e realizarem suas funções, gerando também mais transparência em todas as atividades.
Para Generoso, a ferramenta é essencial para direcionar os investimentos e esforços nas marcas, uma vez que traz a visão completa de como as campanhas produzidas pelas empresas estão sendo construídas e performando. “Quando armazenamos e movimentamos materiais digitais da forma certa, é possível analisá-los, criando insights e mensurando quais os fatores que promovem o engajamento dos clientes e, por fim, as conversões”, finaliza o executivo.
E no final das contas o que vale mesmo é o ROI capitalizado pelas empresas que adotam uma ferramenta DAM para iniciar sua jornada de transformação digital. Considerando os principais savings no uso da ferramenta DAM, a Yapoli tem gerado, em seu histórico de quatro anos, para clientes como Havaianas, Portobello, Unidas, Flamengo, entre outras grandes corporações, um ROI anual médio de 29,27 vezes o valor investido na plataforma. E esse ROI pode subir substancialmente de acordo com o aumento do engajamento e uso contínuo de todos os recursos da plataforma, considerando um LTV médio de 3 a 5 anos.
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