fbpx
Política

Melhores parlamentares do Paraná que integram a Excelência Parlamentar

O Ranking dos Políticos, plataforma que tem o propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica, avalia a atuação de senadores e deputados federais, os pontuando e classificando de acordo com os critérios de combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. Sendo assim, o Ranking levantou os principais senadores do Paraná que serão premiados na cerimônia da Excelência Parlamentar 2023, que acontecerá em 13 de dezembro no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

“O Ranking inclui dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e, principalmente, as votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.” explica o cientista político Juan Carlos Gonçalves, que é Diretor-geral do Ranking dos Políticos. 

Os senadores Sérgio Moro (União Brasil) e Oriovisto Guimarães (Podemos) e os deputados federais Sargento Fahur (PSD), Pedro Lupion (PP) e Luiz Carlos Hauly (Podemos) serão os agraciados. A pontuação possui uma escala que vai até 10, e leva em conta todos os 594 congressistas.

O ex-ministro da Justiça pontuou 7,64 e alcançou a 30ª colocação geral, e teve com destaque o desarquivamento do Projeto de Prisão após condenação em 2ª Instância. Fahur pontuou 7,54 e ficou na 36ª colocação geral. Já Lupion tem como destaque ser presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, uma das mais relevantes do Congresso Nacional. Ele pontuou 7,34 e ficou na 74ª colocação geral. Já Oriovisto pontuou 7,17, sendo o 99º colocado geral. Ele também se destacou por ser o líder de seu partido no Senado. Com 7 pontos e na 112º colocação, Hauly se destacou por ser autor da PEC da Reforma Tributária que foi aprovado na Câmara e no Senado.

Sendo assim, o Paraná terá uma premiação especial para o ex-procurador geral da República, Deltan Dallagnol. Deputado federal eleito pelo Podemos com mais de 300 mil votos, Deltan teve o mandato cassado por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio, em processo controverso, com o tribunal alterando a jurisprudência na condenação e consequente perda do mandato do ex-procurador. O Ranking dos Políticos se posicionou de forma crítica à decisão, e como Dallagnol liderava o levantamento do Paraná no momento da cassação, será agraciado com uma premiação especial.

O reconhecimento público do Ranking dos Políticos ocorre desde 2016 e é uma forma de contribuir com o reconhecimento dos parlamentares que prestam bons serviços ao parlamento.“O Ranking é uma ferramenta de transformação do parlamento. É uma mola propulsora de eficiência do trato público. Os resultados são nítidos. Hoje, há líderes importantes no Congresso que nos procuram para saber como votar algumas das principais propostas e como ter um uso de verba de gabinete mais eficiente”, afirma o Diretor-Geral.

As orientações da organização seguem de acordo com os pareceres de um Conselho de Leis, composto por 30 membros de diversos setores – incluindo nomes de ex-Ministros que presidiram o STF, ex-presidentes do Banco Central, ex-parlamentares e ex-Ministros de Estado. Para acompanhar um projeto de lei, a equipe de relações governamentais envia a matéria com as principais mudanças, pontos positivos e pontos negativos. Assim, os conselheiros deliberam entre si e decidem se a organização irá ou não acompanhar e pontuar o projeto. Para um projeto ser caracterizado como positivo é preciso 75% de consenso.

Sobre o Ranking dos Políticos

Fundado em 2011, em Brasília, o Ranking dos Políticos tem como propósito trazer transparência para o desempenho e performance dos representantes no Congresso Nacional, de forma independente e crítica. A pontuação atribuída aos políticos no ranking é determinada estritamente com base em sua atuação, com critérios bem definidos que incluem antidesperdício, anticorrupção e antiprivilégios. A plataforma não atua ao lado de políticos, e sim como uma fonte de informações à sociedade civil. Para saber mais: https://www.politicos.org.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo