O Trem de Natal da Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, chega novamente neste final de semana a Curitiba.
Trata-se do projeto “Rumo ao Natal”, em parceria com o Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) – e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
Após percorrer os trilhos entre Paranaguá e Morretes nesta sexta-feira, retorna a Piraquara ( 18h30m) e Pinhais ( 21h30) no sábado,
A programação natalina do trem prevê uma cantata de Natal domingo, na Rodoferroviária, antes de circular em direção a Almirante Tamandaré, às 16h30m.
Mais uma vez, a empresa promove a circulação da histórica Maria Fumaça iluminada (modelo Mallet 204) e o Papai Noel a bordo da locomotiva fabricada em 1950, e a única em circulação na América do Sul.
No final, a Maria Fumaça percorrerá mais de 1,3 mil quilômetros pelas cidades do Paraná e de Santa Catarina. Entre os destinos, estão Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Joinville (SC), Pinhais (PR), Jaraguá do Sul (SC), São Francisco do Sul (SC), entre outras.
Cuidados com a segurança
Para que todos possam assistir à passagem do Rumo ao Natal em segurança, a empresa orienta sobre alguns cuidados essenciais:
– Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
– Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
– Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.
– Atenção redobrada às crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança.
* Por motivos de segurança, a entrada na sede da Rumo é restrita aos profissionais do setor ferroviário. A população poderá acompanhar a chegada da composição da rua Emílio Bertolini.
Sobre o Rumo ao Natal
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rumo; Apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Produção da Lume Eventos