fbpx
Empreendedorismo

Tunas do Paraná e Sebrae vão trabalhar o desenvolvimento dos pequenos negócios

Visando a melhoria do ambiente de negócios e a promoção de potenciais empreendedores existentes no município, a Prefeitura de Tunas do Paraná e o Sebrae Paraná realizaram, nesta quarta-feira (10), a assinatura de parceria para realizar capacitações e para o desenvolvimento sustentável e inovação junto a empreendedores locais.

Atualmente, a cidade possui 860 empresas ativas e 104 produtores rurais cadastrados.

Com duração prevista de 33 meses, serão trabalhadas atividades com os setores de turismo, agronegócio e educação empreendedora.

Além disso, também estão em pauta a revisão do código tributário municipal, o desenvolvimento de novas lideranças, o apoio às compras públicas e a realização de missão técnica relacionada às experiências de turismo e agronegócio.

“Essa parceria demonstra o compromisso do Sebrae em estar presente no território e com expectativas para apoiar o desenvolvimento da cidade. Por meio do desenvolvimento de forma integrada, estaremos ao lado da Administração Municipal para que as ações possam incentivar o cooperativismo e o associativismo, a fim de ter reflexos positivos na vida do produtor rural e do empreendedor”, diz o gerente da Regional Leste do Sebrae Paraná, Weliton Perdomo.

A união com Tunas do Paraná faz parte das ações que estão sendo promovidas no Vale do Ribeira.

Recentemente, o Sebrae Paraná também formalizou parcerias com as prefeituras de Cerro Azul e de Rio Branco do Sul. 

“Com essa iniciativa, esperamos aumentar a qualidade da prestação dos serviços públicos ofertados à população e nos tornar um ambiente fértil para setor privado, gerando assim mais empregos e renda e trazendo mais desenvolvimento ao nosso município”, afirma o prefeito de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão.

Renda no campo

A família de Marcos Lima possui um sítio arrendado em Tunas do Paraná, onde produz milho, feijão e mandioca.

A produção é focada na subsistência com vendas do excesso para amigos, mas o objetivo é que a comercialização se intensifique.

“No momento, estamos limpando e preparando o solo para conseguir plantar maior área de milho e mandioca, para que a gente consiga fazer a venda desses produtos no próximo ano e, quem sabe, ser uma fonte de renda. Com essa parceria, acredito que poderemos aumentar a produção e diversificar a cultura. Tudo isso vai gerar renda para a região”, completa o produtor.

Ainda estiveram presentes, durante a assinatura, a secretária municipal de indústria e comércio, Camila Sestrem, o secretário municipal de administração, Antonio Marco Frazão Baldão e o gestor do Sebrae Paraná no Vale do Ribeira, Ivan Silva Evangelista.

Sobre o Sebrae 50+50

Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Construir o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo