UFRJ e MinC abrem inscrições para seleção de 30 projetos sociais participarem de formação em cultura digital em Curitiba
Labic Curitiba vai escolher iniciativas no estado do Paraná para formação presencial, com apoio de R$1 mil.
CURITIBA – Estão abertas, até 3 de novembro, as inscrições para a ação Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Curitiba. Serão selecionados 30 projetos sediados no estado do Paraná para participarem de encontros presenciais e remotos, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes em Cultura Digital. Não é necessário que os proponentes tenham formação ou titulação acadêmica.
A ação é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e conta com o apoio local da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Mídia NINJA, do Comitê de Cultura do Paraná, do Laboratório de Cultura Digital e do Coletivo Soylocoporti.
Além de Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro participaram do projeto em 2024. Mais de 60 iniciativas já passaram pelo Labic este ano.
O objetivo da formação é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate à desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia.
Iniciativas ligadas a temas como diversidade, formação, sustentabilidade, ações culturais, livro e leitura, culturas indígenas, meio-ambiente e usos da inteligência artificial para o bem comum também podem se inscrever na chamada.
Incentivo financeiro
Cada um dos 30 projetos selecionados vai receber um prêmio no valor de R$1 mil para participar do Laboratório. O recurso para a ação de formação é oriundo do MinC, por meio da Sefli.
“Estamos seguindo para a terceira etapa do projeto de formação em Cultura Digital. O objetivo do Labic Curitiba é criar redes de formação e ação coletiva, possibilitando que projetos culturais, sociais e digitais ganhem força e visibilidade. Nesta edição, vamos integrar tecnologia, educação e inovação cidadã, promovendo trocas e desenvolvendo soluções que partem da própria comunidade, fortalecendo a cidadania digital e a participação ativa”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
“Os 30 projetos selecionados que receberão uma formação intensiva no Labic Curitiba, terão oportunidade de trabalhar aspectos como articulação, integração, criatividade, mas também a possibilidade de formularem reflexões e conteúdos em torno da cultura digital e da cidadania digital”, afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.
Quem pode e como se inscrever?
Podem se inscrever projetos, ações, redes, coletivos e organizações de impacto social, ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos. Serão aceitas propostas de projetos de todo o estado do Paraná.
Acesse aqui a lista com todos os eixos temáticos e o formulário de inscrição
Encontros, oficinas e mentorias
As iniciativas selecionadas receberão apoio de mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e convidados, durante o período de realização da ação. Todas as atividades são gratuitas.
Entre os mentores confirmados estão:
- Claudio Miceli – professor da Coppe/UFRJ e especialista em IA;
- João Paulo Mehl – fundador do Terraço Verde, do Coletivo Soylocoporti e idealizador do Propulsão Local e do Propulsão Cultural;
- Miss Preta – influencer e vereadora eleita de Pinhais, no Paraná.
- Nina Da Hora – cientista da computação e hacker antirracista;
- Rachel Bragatto – do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC), do Observatório das Eleições e especialista em democracia digital, participação política e cibercultura;
Curso de extensão
Para pessoas e grupos interessados em participar de forma remota, as atividades serão oferecidas como curso de extensão universitária, com direito a certificado. Para isso, as pessoas participantes deverão assistir às mentorias, cumprir 75% da carga horária e produzir uma resenha sobre o conteúdo ao final do curso.
As inscrições para o curso de extensão em modalidade remota estão abertas até 08 de novembro, neste link.
O que é Inovação Cidadã?
Os Laboratórios de Inovação Cidadã (Labics) são espaços de experimentação, aprendizagem e criação de soluções para resolver problemas e desafios da sociedade. A partir de tecnologias colaborativas e do envolvimento da própria comunidade, os participantes propõem processos e projetos baseados em mentorias e trocas, que resultam em iniciativas inovadoras voltadas para o uso comum.
Os Labics se baseiam na metodologia utilizada pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.
Serviço:
Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Curitiba
Inscrições: até 3 de novembro, pelo formulário
Resultado da seleção: 8 de novembro, nas redes da Pró-Reitoria de Extensão
Quando? 12 de novembro (encontro online) e 13 a 16 de novembro (encontros presenciais)
Local: Região do Alto da XV, Curitiba – PR
Transmissão: os encontros serão transmitidos pelo canal Extensão UFRJ, no YouTube.
Dúvidas e Informações: email oficial do projeto