A edição anterior do Labic aconteceu no Rio de Janeiro, no início de outubro. Crédito: Michele Gomes.
CURITIBA – Estão abertas, até 3 de novembro, as inscrições para a ação Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Curitiba. Serão selecionados 30 projetos sediados no estado do Paraná para participarem de encontros presenciais e remotos, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes em Cultura Digital. Não é necessário que os proponentes tenham formação ou titulação acadêmica.
A ação é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli) e conta com o apoio local da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Mídia NINJA, do Comitê de Cultura do Paraná, do Laboratório de Cultura Digital e do Coletivo Soylocoporti.
Além de Curitiba, Brasília e Rio de Janeiro participaram do projeto em 2024. Mais de 60 iniciativas já passaram pelo Labic este ano.
O objetivo da formação é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate à desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia.
Iniciativas ligadas a temas como diversidade, formação, sustentabilidade, ações culturais, livro e leitura, culturas indígenas, meio-ambiente e usos da inteligência artificial para o bem comum também podem se inscrever na chamada.
Incentivo financeiro
Cada um dos 30 projetos selecionados vai receber um prêmio no valor de R$1 mil para participar do Laboratório. O recurso para a ação de formação é oriundo do MinC, por meio da Sefli.
“Estamos seguindo para a terceira etapa do projeto de formação em Cultura Digital. O objetivo do Labic Curitiba é criar redes de formação e ação coletiva, possibilitando que projetos culturais, sociais e digitais ganhem força e visibilidade. Nesta edição, vamos integrar tecnologia, educação e inovação cidadã, promovendo trocas e desenvolvendo soluções que partem da própria comunidade, fortalecendo a cidadania digital e a participação ativa”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
“Os 30 projetos selecionados que receberão uma formação intensiva no Labic Curitiba, terão oportunidade de trabalhar aspectos como articulação, integração, criatividade, mas também a possibilidade de formularem reflexões e conteúdos em torno da cultura digital e da cidadania digital”, afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.
Quem pode e como se inscrever?
Podem se inscrever projetos, ações, redes, coletivos e organizações de impacto social, ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos. Serão aceitas propostas de projetos de todo o estado do Paraná.
Acesse aqui a lista com todos os eixos temáticos e o formulário de inscrição
Encontros, oficinas e mentorias
As iniciativas selecionadas receberão apoio de mentores, professores, empreendedores, estudantes, especialistas e convidados, durante o período de realização da ação. Todas as atividades são gratuitas.
Entre os mentores confirmados estão:
Curso de extensão
Para pessoas e grupos interessados em participar de forma remota, as atividades serão oferecidas como curso de extensão universitária, com direito a certificado. Para isso, as pessoas participantes deverão assistir às mentorias, cumprir 75% da carga horária e produzir uma resenha sobre o conteúdo ao final do curso.
As inscrições para o curso de extensão em modalidade remota estão abertas até 08 de novembro, neste link.
O que é Inovação Cidadã?
Os Laboratórios de Inovação Cidadã (Labics) são espaços de experimentação, aprendizagem e criação de soluções para resolver problemas e desafios da sociedade. A partir de tecnologias colaborativas e do envolvimento da própria comunidade, os participantes propõem processos e projetos baseados em mentorias e trocas, que resultam em iniciativas inovadoras voltadas para o uso comum.
Os Labics se baseiam na metodologia utilizada pela Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib), organismo internacional que apoia os 22 países que constituem a comunidade ibero-americana: 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica.
Serviço:
Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Curitiba
Inscrições: até 3 de novembro, pelo formulário
Resultado da seleção: 8 de novembro, nas redes da Pró-Reitoria de Extensão
Quando? 12 de novembro (encontro online) e 13 a 16 de novembro (encontros presenciais)
Local: Região do Alto da XV, Curitiba – PR
Transmissão: os encontros serão transmitidos pelo canal Extensão UFRJ, no YouTube.
Dúvidas e Informações: email oficial do projeto
Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…
Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…
Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…
Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…
Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…
No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…