Política

“União foi essencial para criar legislação que estimula cadeia do hidrogênio renovável”, diz deputada Maria Victoria

A deputada estadual Maria Victoria (PP) afirmou nesta quarta-feira (3) que a união do poder público, setor produtivo, universidades e entidades de pesquisa possibilitaram ao Paraná sair na frente com uma legislação moderna e eficiente para estimular a cadeia de Hidrogênio Renovável no Estado.

O projeto de lei que cria a Política Estadual do Hidrogênio Renovável no Paraná foi aprovado por unanimidade pelos deputados e sancionado nesta quarta pelo governador Ratinho Junior, durante o 1º Fórum de Hidrogênio Renovável. O PL é de autoria da deputada Maria Victoria e dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Luís Corti (PSB).

“Já somos o Estado mais sustentável do Brasil, e agora somos protagonistas neste tema inovador e moderno. O Paraná sai na frente com o objetivo de atrair investimentos nacionais e internacionais, incentivar empresas e propriedades rurais a serem mais sustentáveis, estimular as pesquisas, gerar empregos e mudar o perfil econômico-energético do Estado do Paraná”, disse Maria Victoria durante a abertura do Fórum.

APOIO – Maria Victoria agradeceu as contribuições e o apoio técnico dos deputados e deputadas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), da Federação da Indústria do Paraná (FIEP), dos secretários de estado e de diversos órgãos técnicos que auxiliaram na construção da legislação.

A deputada explicou que o texto foi elaborado com o apoio do professor Helton José Alves da UFPR, que é diretor técnico-científico da Associação Brasileira de Hidrogênio.

“A lei que fortalece o nosso Estado para ser referência para o Brasil na produção de hidrogênio através de energia eólica, solar, hídrica, biogás, biometano e biomassa”, pontuou.

ALEP – O governador Ratinho Junior anunciou uma série de medidas para criar uma política integrada de fomento à produção, pesquisa e uso do insumo no Estado e destacou o trabalho realizado pela Assembleia Legislativa.

“Quero agradecer aos deputados estaduais autores deste projeto que cria uma regulamentação sobre o hidrogênio renovável do Estado do Paraná. Este é um ato extremamente importante do parlamento paranaense. O Estado sai na frente, por isso quero agradecer a todos os deputados e deputadas que votaram por esse projeto”.

O secretário do Planejamento, Guto Silva, ressaltou que há uma corrida mundial pelo hidrogênio renovável em razão do processo de transição energética para reduzir o uso de combustíveis fósseis.

“O Paraná quer liderar esse processo, porque temos tradição na produção de energia limpa. O Estado ocupa uma posição estratégica e está se organizando para atrair esse mercado, com arcabouço legal, desoneração da cadeia tributária, financiamento e pesquisa”, frisou.

LEI – O objetivo do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador Ratinho Júnior é aumentar a participação do hidrogênio renovável na matriz energética do Estado, estimulando o uso da substância em suas diversas aplicações e, em especial, como fonte de energia e produção de fertilizantes agrícolas.

A medida também objetiva contribuir para a diminuição da emissão de gases de efeito estufa, propondo um enfrentamento das mudanças climáticas em alinhamento a uma economia de baixo carbono.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Turismo: alta do dólar pode pressionar preços e dificultar viagens domésticas

Apesar do recuo nos últimos dias, a alta do dólar, que atingiu o seu maior…

30 minutos ago

Público do Festival Gastronômico de Pomerode cresce 10% nos primeiros quatro dias

Mais de 6,3 mil pessoas participaram do 18º Festival Gastronômico de Pomerode de quinta-feira a…

36 minutos ago

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

42 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

51 minutos ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

54 minutos ago

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

1 hora ago