Unidades de Saúde voltam ao atendimento normal
Com a melhora contínua dos indicadores da pandemia da covid-19 em Curitiba, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma o atendimento de rotina em 107 unidades básicas de saúde na próxima segunda-feira (11/4). A retomada vale também para as nove unidades que estavam mobilizadas exclusivamente para a vacinação contra o coronavírus e contra a gripe.
Essas nove unidades – Parigot de Souza, Visitação, Camargo, Cândido Portinari, Mãe Curitibana, Vila Feliz, Santa Quitéria 2, Pinheiros e Dom Bosco – voltam aos atendimentos de rotina, inclusive realizando a multivacinação, que contempla todas as doenças do calendário nacional.
A vacinação contra gripe e covid-19 será realizada em 30 Unidades de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estes locais também oferecem os demais serviços de Saúde.
Retrospecto
A reorganização temporária no SUS Curitibano foi feita a partir de 7 de janeiro e direcionou esforços ao combate ao novo coronavírus na capital. Naquele momento, o número de casos havia aumentado com a circulação da variante Ômicron.
A destinação de pontos de atendimentos exclusivos foi uma das estratégias da SMS para o combate célere e eficaz da nova variante, ao mesmo tempo em que foram mantidos os demais atendimentos essenciais à população.
“Com essa rápida resposta do sistema de Saúde curitibano, em fevereiro já havíamos retomado todas as atividades nas unidades que por um tempo ficaram destinadas exclusivamente aos casos de pessoas com sintomas respiratórios. Agora, essas nove unidades voltam às atividades de rotina”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Casos leves
Para pessoas que apresentarem sintomas respiratórios leves, a SMS mantém a orientação de isolamento imediato e uso de máscara mesmo dentro de casa. Caso precise de atendimento, a pessoa deve fazer contato com a Central 3350-9000, em que, por telefone, profissionais da Saúde vão analisar o quadro e farão os encaminhamentos necessários e o agendamento de coleta de exame no período correto.
Esse canal promove o atendimento profissional sem que a pessoa precise sair de casa, reduzindo o risco de transmissão do vírus. A Central funciona das 8h às 20h, inclusive aos sábados e domingos.