fbpx
EducaçãoGeral

Universidades da Região Sul têm desempenho de destaque no Ranking das Universidade Empreendedora

O desempenho das universidades da Região Sul na quarta edição do Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), lançado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), nesta quarta-feira (8/12), em solenidade no Congresso Federal, foi um dos destaques na apresentação do levantamento. Enquanto a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ficou no Top 10 da pesquisa em nível nacional, outras seis instituições de ensino superior obtiveram excelente resultado em alguns quesitos específicos que ajudaram a embasar todo o trabalho.

A Universidade Federal do Vale do Taquari (RS) ficou em primeiro lugar na avaliação referente a Infraestrutura, onde se mensurou a percepção dos alunos quanto à qualidade oferecida para execução e desenvolvimento das atividades e à aproximação com o Parque Tecnológico local, caso haja. A PUC-RS ficou em terceiro lugar no quesito Internacionalização, onde observa-se aval a conexão entre a universidade e o ecossistema internacional, como meio de proporcionar soluções inovadoras através dos estudos e tecnologias desenvolvidos na instituição.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar em Inovação, onde são levantados o desenvolvimento de tecnologias como também de conhecimentos na instituição. A Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre ficou em quarto lugar em Capital Financeira, quando é considerado o orçamento das universidades. Os dados das instituições de ensino foram autodeclarados e o valor global foi dividido pelo número de alunos.

A Universidade Federal de Santa Maria ficou em quinto lugar em Cultura Empreendedora, quando se observa a participação ativa de professores e alunos em todo o processo, incluindo a construção de matrizes curriculares que ajudem a explorar habilidades essenciais à ação empreendedora. Já a Universidade Federal de Santa Catarina ficou em sexto em Extensão, que envolve as ações que a instituição realiza promovendo um ambiente favorável ao desenvolvimento de pesquisas, as quais compartilha com o público externo.

O trabalho, realizado pelo Movimento Empresa Júnior com o apoio da Secretaria de Educação Superior, traz uma raio-X de 126 universidades em levantamento realizado junto a mais de 24 mil estudantes.

O RUE conta com patrocínio do Bradesco e pode ser acessado pelo site da Universidade Empreendedora

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo