fbpx
Geral

URBS cria linha especial de ônibus por causa do bloqueio na Victor Ferreira do Amaral

Dez linhas de ônibus urbanas terão desvios por conta do bloqueio total de trânsito em trecho na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, para obras no viaduto sobre a via. 
O bloqueio deve durar cinco dias, de sábado (24/2) até quarta-feira (28/2).
Neste período, a Urbanização de Curitiba (Urbs) vai implantar uma linha especial temporária, a X42- Cabral/Capão do Imbuia, para atender os passageiros que serão afetados pelo desvio

Com a interdição do trânsito, terão desvios de itinerário as linhas 020-Interbairros II (horário); 021-Interbairros II (anti-horário); 022-Inter 2 (horário), 023-Inter2 (anti-horário); 307-B.Alto/Santa Felicidade; 372-Tarumã; 373-Alto Tarumã; 375-Sagrado Coração; 380-Detran/Vic. Machado; e 389-Mad.Tarumã/Augusta. Juntas, essas linhas transportam cerca de 16 mil pessoas em dias úteis.

Serão desativadas as estações-tubo Colégio Militar e Praça das Nações.

Os passageiros estão sendo informados por meio de cartazes nas linhas sobre os desvios.

Os mapas com as alterações podem ser conferidos aqui.

As linhas Interbairros II e Inter 2 são as que terão maior alteração de itinerário.

Para atender esses passageiros, a linha X42 -Capão da Imbuia/Cabral terá 23 km de extensão e saída de 13 em 13 minutos dos terminais Capão do Imbuia e Cabral nos horários de pico durante os dias úteis, com seis carros.

Fora do horário de maior movimento, a linha vai operar com intervalo de 26 minutos. Aos sábados, com 24 minutos de intervalo e nos domingos, com 36 minutos.

A linha vai atender a população dos bairros Cabral e Tarumã na Victor Ferreira do Amaral antes e depois do bloqueio. Confira aqui o mapa com o itinerário.

Linhas metropolitanas

A obra também provocará desvios em linhas metropolitanas D01-Piraquara/Santos Andrade, D02-T.São Roque/Santos Andrade e e CO3- Pinhais/Guadalupe, que são administradas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

A interdição do trecho da Victor Ferreira do Amaral é imprescindível para possibilitar o início dos serviços de içamento das vigas longarinas do viaduto do Tarumã, uma etapa crucial no avanço do projeto do Complexo Tarumã.

Com a ajuda de guindastes de grande porte, que serão instalados na via, as estruturas de concreto serão elevadas até a base do viaduto.

Complexo Tarumã

O Complexo Tarumã, que engloba as obras no Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral e nas ruas do entorno, visa ao avanço na integração do transporte coletivo e à melhoria das condições no trânsito local.

Além do alargamento do viaduto, que permitirá a instalação de duas novas estações de ônibus (Tarumã e Victor do Amaral), as intervenções incluem a requalificação de 12 vias da região, das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação.

Nova calçadas planas e acessíveis e ciclovia também integram as melhorias.

Iniciadas em fevereiro do ano passado, as obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). A previsão de conclusão das obras é o segundo semestre deste ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo