Educação

USP e litoral do Paraná firmam parceria para fortalecer educação

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Litoral Paranaense acaba de anunciar uma parceria com a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, para fortalecer a Educação dos municípios que integram o Arranjo. O projeto traz professores renomados para uma formação continuada de gestores escolares.
O conteúdo das aulas foca nos principais temas da rotina das escolas, como liderança pedagógica, desafios da gestão escolar e financeira, competências digitais, educação infantil e equidade racial. Para aprofundar as temáticas, há estudos e leituras complementares, além de elaboração de relatório final. O projeto também oferece a análise de dados históricos do INEP, permitindo a avaliação qualificada dos resultados educacionais, para orientar a tomada de decisões para melhorias contínuas das escolas do litoral paranaense.
A parceria foi anunciada durante o Seminário Formativo realizado em Paranaguá. Organizado pelo ADE Litoral Paranaense, o evento buscou sensibilizar e capacitar os gestores educacionais sobre a relevância do Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) e o papel dos coordenadores pedagógicos.
Ao todo, mais de 150 pessoas, entre secretários de Educação, equipes técnicas e diretores escolares dos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá, participaram.
O evento contou com uma palestra do doutor em Filosofia e Educação, professor César Nunes, que abordou a valorização do gestor escolar e a importância do trabalho em equipe. Para a secretária de Educação de Morretes, Adriana Assumpção, o dia foi muito bem aproveitado. “Nossa equipe está maravilhada com as palavras do professor César. Foi uma dose de otimismo, encantamento e reflexão”, conta.
A diretora da Escola Municipal Máximo Jamur, de Guaratuba, Adrieli Souza Santos, comenta sobre a importância da união entre os municípios. “O ADE faz com que todo o grupo, que muitas vezes passa por realidades parecidas, se una para buscar resoluções e novas perspectivas”, detalha.
ADE Litoral Paranaense
Desde 2022, o ADE Litoral Paranaense conta com seis municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá. O objetivo é atuar de forma colaborativa para a melhoria da educação no território. Após diagnóstico, os secretários e técnicos em educação definiram como meta principal trabalhar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. O Instituto Positivo apoiou a implantação do ADE Litoral Paranaense e atua como mentor técnico da iniciativa.
Atualmente, o Brasil conta com 18 Arranjos em atividade, envolvendo 277 municípios que trabalham de forma colaborativa, alcançando mais de 414 mil crianças na Educação Básica por meio de iniciativas cooperativas. Os Arranjos estão distribuídos por dez estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Maranhão e Piauí.
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Palácio Avenida: show com 90 crianças em 35 anos de tradição no Natal

Com o tema “O Palácio Mágico do Natal”, as apresentações deste ano do Natal do…

60 minutos ago

Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti

O Brasil está ao lado de Marrocos, Escócia e Haiti no Grupo C da Copa do…

1 hora ago

Quatro mil produtores rurais comemoram em Curitiba 60 anos da FAEP

A comemoração dos 60 anos da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) deu…

1 hora ago

Pequena indústria paranaense é destaque nacional no Brasil Mais Produtivo

A M Techne Inovações em Engenharia, escritório paranaense de projetos de engenharia BIM que presta…

1 hora ago

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

23 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

23 horas ago