Curitiba vai ampliar a vacinação da gripe para novas faixas etárias da população em geral.
Na segunda-feira (30/5), adolescentes entre 13 e 19 anos podem procurar uma unidade de saúde para receber o imunizante.
A partir de quinta-feira (2/6), pessoas entre 40 e 49 anos também serão imunizados contra o vírus influenza.
O chamamento desses dois novos grupos etários faz parte da ampliação da imunização contra o vírus influenza para a população em geral em Curitiba.
A decisão foi tomada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), após ter completado a convocação dos públicos-alvo prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, do Ministério da Saúde.
A vacinação contra a gripe está sendo realizada em 106 Unidades de Saúde, das 8 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Confira os locais no site Imuniza Já Curitiba.
Para receber a dose do imunizante, basta ir a um dos locais de atendimento portando um documento com foto e CPF.
Caso ainda não seja cadastrado na unidade de saúde, a pessoa deve apresentar também um comprovante de residência com endereço de Curitiba. Recomenda-se o uso de máscara dentro das Unidades de Saúde.
O primeiro grupo da população em geral convocado pela secretaria foi o das crianças de 5 a 12 anos, seguido dos adultos entre 50 e 59 anos.
A vacina continua sendo ofertada também para esses grupos nas unidades de saúde.
A SMS iniciou as convocações escalonadas pelas faixas etárias mais próximas daqueles que têm maior vulnerabilidade imunológica (idosos e crianças pequenas) ao vírus.
O escalonamento também evita aglomerações nos pontos de imunização, assegurando a segurança sanitária.
A SMS segue vacinando curitibanos dos grupos já chamados para receber a vacina contra a gripe, nas repescagens.
O imunizante contra o influenza também segue ofertado para as pessoas que pertencem aos públicos- alvo da Campanha: caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores de forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais).
Curitiba iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe no final de abril. O objetivo é proteger os grupos prioritários – populações mais vulneráveis a desenvolver quadros graves da doença, como internamentos e morte – para assegurar a proteção no período em que o vírus circula com mais intensidade: os meses de inverno.
Além da imunização, é essencial que todos sigam com cuidados sanitários como manter os ambientes arejados, higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Em caso de tosse e espirro, proteger o rosto com apoio do cotovelo e não das mãos. O uso de máscara é recomendado em ambientes fechados ou nos ambientes abertos com aglomeração de pessoas.
Segunda a sexta feira, da 8h às 17h
* repescagens: Devem procurar a vacina pessoas dos grupos prioritários e população em geral já convocados que ainda não se vacinaram: crianças de 5 a 12 anos, adultos de 50 a 59 anos; caminhoneiros; pessoas com deficiências permanentes; idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias); professores e trabalhadores do ensino; doentes crônicos; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias); motoristas e cobradores do transporte coletivo; trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas (policiais federais, militares, civis e rodoviários; bombeiros militares e civis e guardas municipais). Confira nos links os documentos necessários para cada grupo.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…