fbpx
Empreendedorismo

MTR-Arcol quer dobrar produção de estrutura fixa para usinas de solo em 2024 e chegar a 1 GWp comercializadas

Brasil, 5 de fevereiro de 2024 – O Grupo MTR Solar é um dos principais comercializadores e distribuidores de equipamentos e soluções para Usinas de GD (Geração Distribuída) de energia solar do país. A empresa busca oferecer soluções completas e personalizadas para usinas de GD em energia solar, atendendo às especificações do projeto e trabalhando com os melhores fornecedores e fabricantes parceiros do mercado. Com as perspectivas favoráveis de crescimento do setor, o Grupo MTR Solar está posicionado para se beneficiar e contribuir para a expansão da Geração Distribuída de energia solar no país.

Além disso, a demanda por energia elétrica no Brasil continuará a crescer nos próximos anos, impulsionada pelo aumento da população, do consumo e do desenvolvimento econômico. A energia solar é uma opção atraente para suprir essa demanda devido à sua abundância no país e ao fato de ser uma fonte de energia limpa e renovável.

A ampliação do mercado solar também trará diversos benefícios para a economia brasileira, como a geração de empregos, a atração de investimentos e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Estima-se que até 2024, o setor solar fotovoltaico poderá gerar cerca de 720 mil empregos diretos e indiretos no país.

O Grupo MTR Solar conta com 18.000M2 de fábricas de equipamentos para usinas solares na cidade de Juiz de Fora/MG. Uma delas é da divisão de “Estruturas” do grupo, a MTR-ARCOL, que se dedica a fabricação de estrutura fixa e sistema de tracker utilizados nas usinas de solo, uma joint venture com a empresa ARCOL, que garante segurança e rentabilidade aos projetos. A fábrica conta com 10.000M2, 380 funcionários, 8.500 toneladas de estoque mínimo, produz em média 6 MW por dia (1,5 GW/ ano) e é equipada com as melhores e mais modernas máquinas de construções metálicas do país.

Em 2023, a MTR Solar alcançou um novo recorde anual, com um volume de 1.200 MWp em trackers solares (aumento de 60% em relação a 2022) e 450 MWp em estruturas fixas comercializadas e contratadas. A fábrica desempenha um papel fundamental no sucesso da empresa, permitindo a produção em larga escala e a entrega pontual dos equipamentos aos clientes.

Com a ampliação do mercado solar previsto para o Brasil em 2024, o país terá um aumento significativo na capacidade de geração de energia solar. Em 2024, o foco da MTR-Arcol é o de dobrar a produção de estruturas fixas para usinas de solo em sua fábrica, para isso, projeta ampliar a capacidade de produção com novos equipamentos, colaboradores e espaço físico. A MTR-ARCOL oferece projetos modulares de estruturas fixas para usinas de solo, projetadas para atender às necessidades específicas dos clientes. Alguns exemplos incluem:

Estruturas de montagem em aço: essas estruturas são feitas de aço que é pós galvanizado resistindo à corrosão e são projetadas para fornecer uma base sólida e estável para os painéis solares. Elas podem ser fixadas diretamente no solo ou em fundações de concreto, dependendo das condições do local.

Estruturas de montagem com inclinação ajustável: essas estruturas permitem ajustar o ângulo dos painéis solares para maximizar a captura de luz solar ao longo do dia e ao longo do ano. Isso aumenta a eficiência da usina e permite melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Essas são apenas algumas das qualidades que possuem as estruturas fixas oferecidas pela MTR Solar. Cada usina tem suas características e requisitos específicos, portanto, é importante consultar um especialista para determinar a estrutura mais adequada para cada projeto.

O diretor da MTR-ARCOL, Adriano Nascimento, destaca os diferenciais da empresa para o mercado solar do país frente a concorrência: “Nossas estruturas fixas são projetadas de acordo com as normas técnicas NBR 6123 e NBR 8800. A norma NBR 6123 estabelece os critérios para dimensionamento das estruturas em relação às cargas de vento e topografia de cada região, garantindo a resistência necessária para enfrentar as condições climáticas. Já a norma NBR 8800 define os requisitos para o projeto e fabricação das estruturas metálicas, assegurando a qualidade e segurança do produto. É importante ressaltar que essas normas são seguidas para garantir a confiabilidade da estrutura. Além disso, as estruturas recebem um acabamento galvanizado a fogo por imersão, que consiste em aplicar uma camada de zinco derretido em um tanque sobre o aço imerso no mesmo para protegê-lo da corrosão. Esse processo aumenta consideravelmente a vida útil da estrutura, garantindo sua durabilidade”.

Adriano completa afirmando que “em relação ao tipo de estrutura, é utilizado o modelo monoposte, fabricado em aço estrutural. Esse tipo de estrutura é caracterizado por possuir apenas um suporte principal, o poste, que é fixado por concretagem no solo. Quanto ao grau de inclinação, pode variar de 4° a 23°. Esse grau de inclinação é importante para ajustar a posição da estrutura de acordo com o local de instalação e sua funcionalidade. Dependendo da necessidade do cliente e das características do projeto podemos ainda fabricar estruturas com duas colunas (bi-poste)”. Além disso, os perfis presentes nas estruturas fixas da MTR-ARCOL permitem diferentes espaçamentos entre eixos de colunas que podem variar de 3,42 metros até 4,04 metros de vão livre, de acordo com as especificações do projeto do cliente. Essa flexibilidade permite adaptar a estrutura às necessidades específicas de cada projeto.

A estrutura fixa para usinas da MTR-ARCOL aceita bem inclinação de terreno e é de fácil de instalação e montagem. O diretor da MTR-ARCOL ressalta: “A estrutura fixa é 10% a 13% em média do custo total do projeto. O uso de estruturas fixas em usinas solares na China, por exemplo, tem sido amplamente adotado devido a várias razões como custo e relevo.  As estruturas fixas oferecem grande estabilidade durante condições climáticas adversas, como ventos fortes e tempestades tanto em terrenos planos quanto em terrenos com declividades mais acentuadas. Isso é especialmente importante em áreas expostas a condições climáticas extremas, como algumas regiões da China e também, hoje em dia, no Brasil por causa do fenômeno El Niño que atinge há alguns anos diversas regiões brasileiras no verão, mas que já esteve atuante também no inverno como no ano passado”.

As estruturas fixas da MTR-Arcol são mais simples em comparação aos sistemas de rastreamento solar. Eles exigem menos manutenção e não tem componentes móveis. Isso resulta em custos iniciais e operacionais mais baixos. “Nossas estruturas fixas são amplamente utilizadas nas usinas solares devido à estabilidade, menor custo e eficiência de tempo de vida mais longa”, completa Adriano.

No ano passado, o grupo MTR Solar ultrapassou a marca de 1,5GW em equipamentos solares comercializados, um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais clientes da MTR são comercializadoras fundos de investimentos e investidores particulares que veem no segmento de energia um setor estratégico para alocarem os recursos em infraestrutura, segmento que cresce em ritmo acelerado e acima da Selic. No mercado solar, a empresa já conta com mais de 1,5GWp (Gigawatt-pico) instalados, mais de 450 usinas atendidas com mais de 2 milhões de módulos instalados e 100MWH gerados mensalmente. Para 2024, a empresa espera um crescimento acima dos 30% na comercialização de equipamentos. A MTR Solar espera ultrapassar mais de 2GWp (Gigawatt-pico) instalados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo