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Cai número de filhos que vai comprar presentes para o Dia das Mães

O segundo domingo de maio de 2023 será comemorado em muitos lares paranaenses.
Contudo, o percentual de filhos dispostos a comprar presentes diminuiu neste ano.
Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) em parceria com o Sebrae/PR mostra que 63,7% dos paranaenses pretendem dar presentes neste Dia das Mães, o que representa uma queda de 20,7% em relação a 2022, quando 80,3% dos filhos planejavam comprar algo para marcar essa data tão especial.
Esse é o menor índice desde 2015.
comercio-diadasmaesNeste ano, 30,5% dos consumidores apostam em roupas, bolsas ou calçados para agradar as mães. Os perfumes e cosméticos são a opção para 19,7% dos entrevistados. Os mais práticos ou que preferem não arriscar, somam 15,2% e devem presentear sua mãe em dinheiro para que ela mesma compre o que quiser.

Enquanto a disposição de presentear diminuiu, por outro lado o valor do presente aumentou em relação ao ano passado. Neste ano o tíquete médio será de R$143,23, aumento de 6,7% em relação a 2022, quando o valor médio do presente era de R$134,25.

“A pesquisa do Dia das Mães, a principal data do varejo do 1º semestre, indica um refluxo na porcentagem de filhos que pretendem presentear este ano no Paraná, ao tempo que constatou um aumento no tíquete médio. Cresce a tendência de dar em dinheiro, mas os presentes tradicionais para esta celebração continuam liderando a preferência dos consumidores: roupas, bolsas, calçados, perfumes e cosméticos. Projeta-se ligeira queda das compras pela internet com relação ao ano passado, sendo que o comércio de rua continua sendo a opção mais recorrente de local para a aquisição dos produtos. Os pagamentos à vista permanecem com a opção preferencial para efetuar a compra, com o crescimento significativo da utilização do Pix, que já se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros.”, resumiu o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt.

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