fbpx
Saúde

Vacinação estendida até as 21h une famílias inteiras em busca de proteção

O engenheiro civil Marcelo Medvid, 47 anos, organizou um programa diferente para a família na noite desta segunda-feira (25/7): ficarem protegidos com a vacina. Ele, a mulher, Christina Medvid, 46, e as filhas gêmeas, Helena e Manuella, 10 anos, compareceram ao primeiro dia da vacinação em horário estendido até as 21h, que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba promove nesta última semana de julho.

A família aprovou a iniciativa: pai e mãe saíram do trabalho, buscaram as meninas na escola e foram direto à Unidade de Saúde Mãe Curitibana. Chegaram por volta das 19h com a missão de manter em dia a carteira vacinal das gêmeas. Após cerca de 20 minutos, todos cumpriram a missão.

“Não deixamos as doses ficar em atraso porque vacina é proteção. Vimos que estava na hora de elas receberem essa vacina [contra o HPV] e aproveitamos esse horário, que se encaixou na agenda de todos”, disse Christina.

A vacinação em horário estendido, até às  21h, será realizada até sexta-feira (29/7) em cinco unidades de saúde de Curitiba: Mãe Curitibana, Hauer, Vila Feliz, Bairro Alto e Santa Felicidade, uma em cada região da cidade. Os endereços estão no site Imuniza Já Curitiba.

Transformar a vacinação em programa de família também foi a estratégia dos Buscariol: pais e filhos se reuniram após os compromisso de rotina e foram para a unidade de saúde no período noturno. Se em geral são os filhos que são levados pelos pais para se vacinar, desta vez, os mais novos só assistiram: quem tinha doses a serem recebidas eram os pais, os advogados Keity Trombile Buscariol, 46, e Henock Buscariol, 51.

Ele recebeu duas doses; ela, três. Os filhos mais novos, Arthur e Felipe, 10 anos, ficaram felizes em saber que estavam com a carteira em dia; o mais velho, Heitor, 16, tomou a dose de reforço contra a covid-19. Família toda protegida.

“Achei ótima essa iniciativa da Prefeitura em ofertar a vacinação nesse horário alternativo. Assim, todos pudemos atualizar nossa proteção contra doenças sem precisar sair no meio da correria do trabalho” elogiou Keity.

Quem ama, vacina

A ampliação do horário das salas de vacinação em cinco unidades de saúde é uma das estratégias da SMS para que a população coloque sua carteira vacinal em dia, na esteira da campanha de divulgação da vacinação “Quem ama vacina”.

A analista de Recursos Humanos Elizangela Lopes, 39 anos, recebeu as doses pendentes das vacinas contra a febre amarela e a tríplice viral (contra caxumba, sarampo e rubéola), acompanhada dos filhos Julia, 9 anos, e Arthur, 5. Os dois deixaram a mãe orgulhosa ao receber as duas injeções – ele, contra a covid-19; ela, contra o HPV – sem reclamar.

“Sou corajosa”, afirmou Júlia, que disse preferir a dorzinha da vacina à ficar doente. “Na correria, às vezes, a gente deixa a vacina para depois. Mas a vacina é muito importante e por isso, viemos todos”, disse Elizangela.

Além de quem fez da vacinação estendida um programa de família, também teve bastante gente que optou por um compromisso solo, como a cirurgiã dentista Janaina Medeiros, 44 anos. Ela se recebeu a tríplice viral. “Foi excelente esse horário. Sabia, pelo Aplicativo Saúde Já, que tinha essa dose em atraso e consegui vir depois do trabalho”, contou.

Diversas frentes

Além do horário estendido, que favorece quem não consegue ir até a unidade de saúde nos horários convencionais, a SMS tem atuado em diversas frentes para que os curitibanos coloquem seus imunizantes em dia, aumentando a cobertura vacinal na cidade, ofertando todos os imunizantes do calendário nacional para pessoas de todas as idades, além das vacinas contra a covid-19 e contra a gripe (influenza) para o público convocado.

Em menos de 45 dias, promoveu dois sábados de multivacinação – o Dia D -, totalizando 34,2 mil doses aplicadas nesses dois dias (em 11/6, foram 19 mil doses, no último sábado, 23/7, outras 15,2 mil doses).

Nos horários convencionais de atendimento, todas as 107 Unidades de Saúde de Curitiba também ofertam, de segunda a sexta-feira, esses imunizantes.

Vacinas ofertadas

Estão disponíveis todas as vacinas oferecidas na rede municipal: as do calendário geral (como hepatite B, pentavalente, rotavírus e as demais da lista abaixo), para crianças, adolescentes, adultos e idosos (leia mais abaixo), além das doses contra a covid-19 aos já convocados e a vacina contra a gripe. Confira as vacinas ofertadas:
 Vacinas do calendário – hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23 (eletiva), meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana).
A vacina BCG será aplicada nas cinco unidades que estenderão o horário de atendimento conforme cronograma: um dia em cada uma delas, no seguinte cronograma: 25/7: US Santa Felicidade; 26/7: US Bairro Alto; 27/7: US Vila Hauer; 28/7: US Mãe Curitibana e 29/7: US Vila Feliz, preferenciamente com agendamento, para otimização do usos dos frascos deste imunizante.

– Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que não receberam esta dose em 2022.

– Vacina contra a covid-19 – primeira e segunda doses e doses de reforço (veja aqui o intervalo mínimo entre as doses) para pessoas com 5 anos ou mais. Crianças de 3 e 4 anos também serão vacinadas, conforme convocação por faixa etária escalonada deste grupo (confira o cronograma para os curitibinhas aqui).

A vacinação em horário estendido é uma ação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Prefeitura de Curitiba em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), como parte das ações do movimento Vacina Mais, lançado em 29 de junho pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), o Conselho Nacional da Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Multivacinação em horário estendido
De segunda (25/7) a sexta-feira (29/7) – das 8h às 21h
*consulte os endereços também no site Imuniza Já Curitiba

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo