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Empreendedorismo

Varejo do Paraná registra alta de 6,3% em outubro, aponta Índice Stone Varejo

O estado do estado voltou a reportar resultados negativos após mês de crescimento no setor

A 10ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que analisou os dados de outubro, aponta queda de 6,3% do volume de vendas do estado do Paraná, na comparação anual. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que é a principal parceira do empreendedor brasileiro, em parceria com o Instituto Propague.

O levantamento tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional.

“Os resultados obtidos nesta edição revelam uma perspectiva desafiadora para o fechamento do ano. A tendência apontada nos segmentos de mercado nos leva a rever nosso diagnóstico anterior de um cenário de melhora para um de estabilidade, mas com cautela. É crucial que os empreendedores estejam atentos a esses indicadores e adotem estratégias adaptativas para conseguir impulsionar o seu negócio”, afirma o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.

Essas e muitas outras informações podem ser encontradas no dashboard do Instituto Propague, que centraliza todos os dados essenciais em um único local, tornando a pesquisa e análise mais simples. Essa plataforma foi desenvolvida para atender às demandas de pesquisadores e interessados no setor, oferecendo acesso fácil a informações valiosas. Veja mais, em: Link.
Destaques nacionais por segmento

Na análise por segmentos, o relatório indicou que nenhum deles registrou crescimento na comparação anual, com o setor de livros, jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma queda de 9,1%; seguido por hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,7%); tecidos, vestuário e calçados (6%); artigos farmacêuticos (1,6%); móveis e eletrodomésticos (0,6%) e material de construção (0,4%).
Destaques regionais

Apenas quatro estados registraram alta na comparação ano contra ano: Pará (2,9%), Tocantins (2,8%), Mato Grosso do Sul (1,2%) e Piauí (0,5%). Com relação às quedas os destaques foram: nas regiões Norte e Nordeste, Amapá (23,3%), Sergipe (10,5%), Alagoas (9,4%). Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Santa Catarina (7,7%), Rio Grande do Sul (7,3%) e Mato Grosso (6,7%).
Segmentos analisados

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo avalia seis segmentos:

 

1) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos;

2) Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo;

3) Livros, jornais, revistas e papelaria;

4) Móveis e eletrodomésticos;

5) Tecidos, vestuários e calçados;

6) Material de Construção.

 

Acesse a versão completa do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo em link.

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