Empreendedorismo

Varejo: maior parte dos consumidores ainda está indeciso sobre próximas compras, mostra pesquisa do Google

São Paulo, abril de 2024 – Uma nova pesquisa do Google encomendada à Offerwise¹ mostra que 1 em cada 5 compras de bens duráveis que serão feitas nesse ano ou no próximo são novas, ou seja, produtos que os consumidores vão comprar pela primeira vez. E em 40% delas, a marca, modelo do produto ou local de compra ainda não foi definido. Analisando a intenção de compra do consumidor, o que leva os brasileiros a adquirirem algo que não tinham anteriormente é, principalmente, facilitar a vida (33%) e a necessidade (28%) de tal produto.

De acordo com a pesquisa, 66% das compras de bens duráveis devem ser feitas neste ano ou no próximo. e 80% delas serão recompras, ou seja, a compra de um produto que o consumidor já tem em casa. O maior motivador de recompra de um mesmo produto é a necessidade de troca, seja a substituição (19%) ou um upgrade (16%).

O estudo aponta ainda que, para bens duráveis, a janela de compra é diferente do período de vida do produto. Apenas uma em cada cinco pessoas (18%) vai substituir seu eletrônico, eletrodoméstico ou móvel exatamente no momento em que a vida útil dele estiver prestes a terminar; 36% dos entrevistados afirmam que vão comprar um novo item antes desse período chegar, e 26% pretende recomprar o produto apenas passado o tempo de vida útil do mesmo.

A pesquisa também mostrou que os consumidores que estão “adiantados” respondem a estímulos de promoção e preço. Aqueles que estão “atrasados” precisam de mais informações para chegar ao produto certo, ou seja, vão responder de forma diferente aos estímulos para que a compra saia do papel.

“Os consumidores que estão desbravando uma nova categoria precisam de muitas informações e estão pesquisando muito”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil. “As varejistas têm a oportunidade de assumir o protagonismo na jornada de compra e, com a ajuda de dados e a inteligência artificial, entender melhor o que esses compradores de primeira viagem precisam e para levar essa informação até eles.”

¹ O estudo encomendado pelo Google à Offerwise foi realizado em fevereiro deste ano com 1.500 compradores e compradoras, por meio de questionários online, mapeando quase 50 mil compras em 33 categorias de produtos de bens duráveis, como eletrônicos, móveis e eletrodomésticos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Para reduzir roubos de cargas, empresa de tecnologia cria solução para monitoramento ininterrupto de frotas

O roubo de cargas é uma das principais preocupações das empresas de logística e transporte…

1 hora ago

Semana Acadêmica na Unilasalle debaterá soluções para os desafios dos eventos climáticos extremos

A Sapiens ocorrerá de 07 a 10 de outubro e nesta 3ª edição, o tema…

4 horas ago

Colombo/CEP vence o Toledo por 9 a 1 e se isola na liderança do Paranaense Feminino Série Prata

O Colombo/CEP é o líder isolado do Campeonato Paranaense Feminino Série Prata após vencer o…

4 horas ago

Rota do Progresso é janela de oportunidade para crescimento de municípios

No cenário dinâmico e desafiador da gestão pública, iniciativas que buscam promover desenvolvimento econômico e…

4 horas ago

PIB do Paraná deve superar a média do país e crescer 2,2% em 2024, estima Santander

O Paraná deve continuar a trajetória positiva e apresentar crescimento de 2,2% em 2024, na…

4 horas ago

Vivo abre mais de 250 vagas para Jovem Aprendiz

São Paulo, 15 de julho de 2024 — A Vivo está com vagas abertas para seu Programa…

4 horas ago