São Paulo, 12 de novembro de 2024 – Após instabilidade em setembro, as vendas do comércio brasileiro cresceram 2,5% em outubro, aponta o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, o aumento foi de 4%. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros que atua como principal parceira do empreendedor brasileiro, e neste mês passou por sua primeira grande atualização, após quase dois anos de sua criação.
O IVS tem como base a metodologia proposta pelo time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos Estados Unidos. São consideradas as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo. O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas e divulgar um retrato do setor nacional, que pode orientar estratégias empresariais e decisões de investimento, fornecendo insights valiosos sobre o ambiente econômico.
“Outubro foi um mês muito positivo para o varejo, com crescimento tanto nas lojas físicas quanto online. O setor também teve um bom desempenho no recorte regional e entre os segmentos analisados, recuperando boa parte da queda no mês passado. Com as expectativas altas para o segundo semestre, esses resultados podem ser um impulso extra para que os empreendedores intensifiquem a preparação para datas estratégicas como a Black Friday e o Natal.”, comenta Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.
Novidades do Índice do Varejo Stone (IVS)
Com uma nova identidade visual e uma linguagem ainda mais acessível, o Índice do Varejo Stone (IVS) conta agora com uma análise do comércio digital, que examina as vendas online, ampliando a cobertura do setor. Cada vez mais orientado às necessidades do cliente, a partir de agora o Índice fará parte do portfólio institucional da Stone, fortalecendo a comunicação da marca e trazendo mais clareza para quem acompanha as divulgações. Além disso, o relatório passou a contemplar dois novos segmentos: “Combustíveis e Lubrificantes” e “Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico”.
“Em vias de completar dois anos de muito sucesso com as divulgações mensais, estamos trazendo a primeira grande atualização desse produto, que agora se chama Índice do Varejo Stone (IVS). A base principal de dados será transferida do site do Instituto Propague para a nova plataforma de conteúdo da Stone. A identidade visual será completamente renovada, desde o logo até a diagramação, criando uma comunicação mais próxima com o empreendedor. Além disso, a linguagem do relatório será ajustada para facilitar sua incorporação no dia a dia desse público. A ideia é tornar o produto mais acessível e fácil de consumir”, afirma Rodolfo Luz, diretor de Marketing da Stone.
Índice de Comércio Digital
O Índice Digital analisa os setores com um volume significativo de vendas diretas online: Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, Perfumaria e Cosméticos; Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação; Móveis e Eletrodomésticos; Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo; e Tecidos, Vestuário e Calçados.
No comparativo, o comércio digital registrou uma alta de 3,2% em outubro, enquanto o comércio físico cresceu 0,4%. Analisando o desempenho anual, o comércio digital também superou o físico, com crescimento de 4,9% em comparação a 2,7%.
Segmentos
Em outubro, o setor de Tecidos, Vestuário e Calçados apresentou alta mensal de 1,8%, Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo também mostraram sinais de estabilização, com uma queda menor em outubro (0,6% contra 2,8% em setembro) e alta anual de 1,7%. Artigos Farmacêuticos cresceram 2,1% no mês e 5,8% no ano, consolidando a recuperação. Combustíveis registraram leve queda mensal (0,6%) e alta anual de 2,7%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos subiram 1,6% no mês, revertendo parte da queda de setembro (3,5%). Outros setores, como Livros e Papelaria e Material de Construção, também mostraram recuperação mensal, com 2,5% e 5,1%, respectivamente.
Destaques regionais
Na comparação anual, os estados que se destacaram foram Roraima, Amazonas e Maranhão, que apresentaram crescimentos de 9,4%, 8,2% e 6,8%, respectivamente. Em seguida, Santa Catarina, Goiás e Paraná também tiveram altas de 5%, 4,9% e 3,5%. Por outro lado, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal registraram quedas de 3,4% e 0,6%, respectivamente.
O relatório completo pode ser encontrado na nova plataforma de conteúdo da Stone: Link
Sobre a Stone
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