Geral

Veja quais estações-tubo serão fechadas para reforma

De 15 a 21 de setembro, as obras ocorrem no Terminal Sítio Cercado sentido Bairro Novo.

De 18 a 23 de setembro, nos tubos Alto Boqueirão sentido Sítio Cercado, Pça 29 de Março sentido Bairro Alto, Quartel sentido Boqueirão, Xapinhal sentido Sítio Cercado, Joaquim Nabuco sentido Terminal Capão Raso. E de 19 a 26 de setembro, na estação PUC sentido Fazenda Rio Grande.

O projeto, com investimento de R$ 6,4 milhões, prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência. “O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Com o projeto de revitalização de 120 estações-tubo, sobe para 205 o número de pontos reformados desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. No ano passado, já haviam sido revitalizadas 85 estações-tubo, além da reforma do Terminal Cabral, com R$ 6,5 milhões em investimentos.

Como vai ser feito

Segundo previsão da Urbs, se o tempo ajudar, a reforma destas 120 estações-tubo deve ser concluída em janeiro de 2024. As estações-tubo ficarão desativadas parcialmente ou integralmente. Os usuários são avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.

Cada revitalização deve durar de quatro a seis dias, em média. Mas alguns pontos poderão ficar desativados de dez a 22 dias, como é o caso da Estação Central (sentido Terminal Capão Raso), com obras previstas para dezembro.

Melhorias

As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos.

O trabalho inclui a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024, e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Bolsonarista é condenado a pagar indenização após publicar fake news sobre Gleisi Hoffmann

A Justiça do Distrito Federal tomou uma importante decisão em defesa da verdade e contra…

10 minutos ago

Javier Milei em Balneário Camboriú

O presidente argentino está reunido com empresários catarinenses e o governador do estado, Jorginho Mello…

11 minutos ago

Obra da Ponte de Guaratuba vai contratar até 600 trabalhadores

Marco da infraestrutura do Estado, que atende uma demanda de décadas da população paranaense, a…

13 minutos ago

Paraná ganha robusto acervo de arte sacra: “Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso” traz recorte inédito da arte sacra no Brasil

Orandi Momesso lança o livro Imaginária Brasileira na Coleção Orandi Momesso. Escrito pelo arquiteto e historiador Carlos Lemos,…

1 dia ago

POR QUE NÃO TE CALAS?[1]

A recente queda na Bolsa de Valores e o aumento diário do dólar decorreram das…

2 dias ago