Vai começar a mais tradicional premiação do local sagrado dos brasileiros: os butecos. E em 2024, a 9ª edição do Comida di Buteco, que acontece de 05 a 28 de abril, tem novidade, com mais bares participando em Curitiba e em São José dos Pinhais, e um valor fixo de R$ 35 por petisco. O concurso, que acontece na cidade há dez anos reúne diversos bares que montam um prato especialmente para o evento.
“Buscamos diversificar bastante o concurso. Já trabalhamos com temas específicos, valores fixos, e em 2024 teremos uma edição com tema livre, que é pra agradar o paladar dos butequeiros de forma bem ampla, com uma diversidade de delícias para serem julgadas”, diz Filipe Pereira, organizador do concurso.
Outra grande conquista do Comida di Buteco em 2024 é a ampliação do concurso com mais bares da Região Metropolitana de Curitiba. A edição de 2023 foi a primeira a contar com a participação de um bar de São José dos Pinhais, que ficou em segundo lugar na premiação. Neste ano, outros três bares também de São José dos Pinhais farão parte da rota dos butequeiros.
“O concurso se ampliou de forma geral. Passamos de 31 bares em 2023 para 40 em 2024. E o aumento da participação da RMC é um movimento que nos deixa muito satisfeitos, porque a gente sabe a visibilidade que o Comida di Buteco tem e o quanto ele amplia a participação do público e modifica a vida daqueles que participam”, explica Filipe.
Butecando na prática
A lista de todos os butecos participantes e petiscos concorrentes será divulgada em breve, e o concurso possibilita que os curitibanos visitem os bares participantes, provem o petisco concorrente criado especialmente para o concurso e façam a sua avaliação em quatro quesitos – atendimento, higiene, temperatura da bebida e o próprio petisco. O tira gosto leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma.
Ao mesmo tempo em que o público conhece e se delicia nos concorrentes, um grupo de jurados visita os butecos e também dá a sua nota. Esse grupo é formado por chefs, amantes da gastronomia e do bom buteco, além de influenciadores. Ao final, a nota do público tem o peso de 50% e do júri também. É dessa média que saem os vencedores e também os desclassificados – os últimos colocados são convidados a descansar por um aninho e novos bares entram na disputa.
O melhor dos melhores butecos
O Comida di Buteco acontece em mais de 45 cidades do Brasil divido em 25 circuitos, de Norte a Sul do País. Em 2023 as também paranaenses Londrina e Maringá passaram a integrar o circuito. No total são mais de 1000 botecos espalhados pelo país concorrendo ao título.
Após a escolha do campeão de cada circuito acontece a 2ª etapa: eleger o melhor dos melhores! Em julho, uma comissão de jurados escolhida especificadamente para essa missão vai visitar os campeões. Nessa etapa o público não participa dando nota. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil. Em Curitiba, na edição e 2023, o bar Dom Rodrigo foi o vencedor e dividiu o pódio com o estreante Bom Bolinho e Quintal Maria Flor.
Como surgiu?
Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o objetivo do projeto é instigar a criatividade e inovação dos bares e eleger o melhor boteco da cidade e também do Brasil. Os bares que participam são escolhidos a dedo e convidados para participar. Eles devem necessariamente ser estabelecimentos familiares, com o proprietário literalmente à frente do negócio e atrás do balcão no dia a dia. Esses critérios são essenciais porque o concurso tem o objetivo de ser uma plataforma de transformação social.
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa, como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.
Cerveja oficial: Eisenbahn
Apresentador: Piraquê
Patrocínio: Santander/Getnet, Coca-Cola, Reserva 51, Assaí Atacadista
Promoção: RPC TV
Apoiadores: McCain, Zero Cal, Chandon, Grand Mercure, Germer, Instituto Municipal de Turismo, Prefeitura de Curitiba, Curta Curitiba, Piemonte, Abrasel, Clube Gazeta do Povo, NEOOH, Viaje Paraná, Sympla.
Serviço
Comida di Buteco Curitiba
De 05/04 a 28/04
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…